Você conhece a BMW R 32? Ela foi a primeira motocicleta da marca!
Lançada em 1923, a BMW R 32 foi exibida no Salão do Automóvel de Berlim e se tornou um verdadeiro marco histórico para a marca. Conheça sua história!
O Salão do Automóvel de Berlim, no outono de 1923, foi marcado pela passagem da BMW Motorrad que apresentou uma inovação na época, a BMW R 32 – primeira motocicleta desenvolvida pela montadora. Este modelo é tido como um divisor de águas na história da marca.
O projeto da R 32 foi desenvolvido pelo designer-chefe Max Fiz e, para a década, as soluções expostas no evento eram consideradas bastante incomuns.
Essa motocicleta foi o primeiro veículo completo fabricado pelo BMW Group, uma vez que até aquele momento, o foco da empresa era o fornecimento de motores. Enquanto o primeiro carro da marca seria lançado apenas em 1928.
Esse conceito foi tão bem detalhado que, até os dias de hoje, boa parte deles ainda são utilizados pela BMW Motorrad. Exemplo disso é o eixo cardã, usado para transmitir força para a roda traseira.
Ainda que a montadora fosse uma recém-chegada no universo das motocicletas, a BMW R 32 era equipada com recursos de alto nível e, por isso, fez um tremendo sucesso com o público. A moto vinha equipada com um motor boxer de dois cilindros configurados transversalmente em relação ao chassi.
Um fator que foi determinante para o modelo ter ganhado fama com os aficcionados pelos veículos de duas rodas foi a facilidade de manutenção. Especialmente em relação a transmissão que não trazia tanta complexidade nas correias ou correntes, como ocorria com outros modelos de marcas rivais.
Ainda sobre a manutenção, o fácil acesso aos componentes tornava tudo mais simples e prático.
A mecânica contava com incríveis avanços no câmbio e no motor, que se tornou marcante com seus 500 cm³ e 8,5 cv. Além disso, a condução da BMW R 32 foi outro ponto que ganhou os amantes de moto, ao passo que ela não apresentava tanta vibração e seu funcionamento era mais suave.
A configuração dos cilindros que eram voltados para as laterais permitia um arrefecimento na medida certa, uma vez que eram refrigerados a ar. Essa posição também foi extremamente favorável para reduzir o centro de gravidade.
A velocidade máxima alcançada era de 95 km/h, que só era possível graças ao braço oscilante, ao quadro tubular duplo e ao baixo peso de 122 kg.
O design da BMW R 32 era discreto e sofisticado para a época. Por conta de tudo isso, a contava com uma legião de fãs – admiração que fez com que a marca criasse uma linha naked, embasada em seu primeiríssimo modelo.
Outro destaque dessa moto, é o fato dela contar com um painel único, era destinado exclusivamente a marcar a velocidade e de maneira analógica.
Ainda que tenha sido um marco histórico e um verdadeiro sucesso, a motocicleta que foi exibida em 1923 sai de linha definitivamente em 1926, tendo uma vida extremamente curta apesar de sua fama.
Leia também: As diferenças entre as Harley-Davidson Fat Boy e a Fat Bob.
Compartilhe