Você conhece a BMW R 32? Ela foi a primeira motocicleta da marca!

 Você conhece a BMW R 32? Ela foi a primeira motocicleta da marca!

Lançada em 1923, a BMW R 32 foi exibida no Salão do Automóvel de Berlim e se tornou um verdadeiro marco histórico para a marca. Conheça sua história!

O Salão do Automóvel de Berlim, no outono de 1923, foi marcado pela passagem da BMW Motorrad que apresentou uma inovação na época, a BMW R 32 – primeira motocicleta desenvolvida pela montadora. Este modelo é tido como um divisor de águas na história da marca.

O projeto da R 32 foi desenvolvido pelo designer-chefe Max Fiz e, para a década, as soluções expostas no evento eram consideradas bastante incomuns. 

Essa motocicleta foi o primeiro veículo completo fabricado pelo BMW Group, uma vez que até aquele momento, o foco da empresa era o fornecimento de motores. Enquanto o primeiro carro da marca seria lançado apenas em 1928.

Foto: Divulgação BMW

Esse conceito foi tão bem detalhado que, até os dias de hoje, boa parte deles ainda são utilizados pela BMW Motorrad. Exemplo disso é o eixo cardã, usado para transmitir força para a roda traseira.

Ainda que a montadora fosse uma recém-chegada no universo das motocicletas, a BMW R 32 era equipada com recursos de alto nível e, por isso, fez um tremendo sucesso com o público. A moto vinha equipada com um motor boxer de dois cilindros configurados transversalmente em relação ao chassi. 

Um fator que foi determinante para o modelo ter ganhado fama com os aficcionados pelos veículos de duas rodas foi a facilidade de manutenção. Especialmente em relação a transmissão que não trazia tanta complexidade nas correias ou correntes, como ocorria com outros modelos de marcas rivais.

Ainda sobre a manutenção, o fácil acesso aos componentes tornava tudo mais simples e prático.

Foto: Divulgação BMW

A mecânica contava com incríveis avanços no câmbio e no motor, que se tornou marcante com seus 500 cm³ e 8,5 cv. Além disso, a condução da BMW R 32 foi outro ponto que ganhou os amantes de moto, ao passo que ela não apresentava tanta vibração e seu funcionamento era mais suave.

A configuração dos cilindros que eram voltados para as laterais permitia um arrefecimento na medida certa, uma vez que eram refrigerados a ar. Essa posição também foi extremamente favorável para reduzir o centro de gravidade.

A velocidade máxima alcançada era de 95 km/h, que só era possível graças ao braço oscilante, ao quadro tubular duplo e ao baixo peso de 122 kg.

O design da BMW R 32 era discreto e sofisticado para a época. Por conta de tudo isso, a contava com uma legião de fãs – admiração que fez com que a marca criasse uma linha naked, embasada em seu primeiríssimo modelo. 

Outro destaque dessa moto, é o fato dela contar com um painel único, era destinado exclusivamente a marcar a velocidade e de maneira analógica.

Foto: Divulgação BMW

Ainda que tenha sido um marco histórico e um verdadeiro sucesso, a motocicleta que foi exibida em 1923 sai de linha definitivamente em 1926, tendo  uma vida extremamente curta apesar de sua fama.

Leia também: As diferenças entre as Harley-Davidson Fat Boy e a Fat Bob.

Compartilhe