Scooter movida a hidrogênio está sendo desenvolvida pela TVS

 Scooter movida a hidrogênio está sendo desenvolvida pela TVS

O panorama mundial está mudando e para além da eletrificação, vem aí o hidrogênio, que distancia ainda mais o uso de combustíveis fósseis do futuro.

A montadora indiana TVS, que é responsável pela fabricação das unidades BMW G 310, também assumiu a marca de motos Norton, da Inglaterra. Com isso, já é possível notar que a montadora está expandindo seus horizontes e ganhando maior espaço na indústria. Entretanto, o que realmente vai dar o que falar é a nova scooter que será movida a hidrogênio e que está em desenvolvimento. 

Em um cenário onde as fabricantes visam produzir meios de transporte com soluções para a redução dos combustíveis fósseis, a TVS decidiu apostar no hidrogênio como uma alternativa, inclusive, para motores elétricos.

Isso porque essa tecnologia tem como vantagem o abastecimento rápido, como acontece hoje em dia ao chegar em um posto de gasolina. Os veículos elétricos, por outro lado, obrigam o proprietário a ter uma bateria reserva – quando são removíveis – caso contrário será necessário esperar cerca de 5 horas antes de poder encarar o trânsito novamente. 

Desse modo, o planejamento da montadora conta com um arranjo bastante simplificado de componentes. Existem dois depósitos para as pilhas de hidrogênio, localizados logo abaixo do guidão, envoltos por um revestimento de plástico. Em relação à célula de combustível, esta será alojada debaixo do banco, na horizontal. 

Protótipo do projeto da moto a hidrogênio da TVS

Uma pequena bateria eletrônica também deve ser inserida com o objetivo de amortecer a eletricidade gerada, assim como próximo à roda traseira haverá um motor elétrico. 

Não foram divulgados mais detalhes relacionados às especificações do projeto, todavia o maior desafio que a TVS deverá enfrentar será a criação de uma rede de postos de abastecimento específica para hidrogênio.

Há também a necessidade de uma análise geral, uma vez que, até o momento, a companhia indiana não esclareceu de que forma o hidrogênio é gerado. Para se enquadrar em uma solução sustentável, a redução das emissões de CO2 precisa ocorrer desde a fabricação e não apenas com o veículo no tráfego diário. 

Ao que tudo indica, o grande fornecedor de peças e componentes Bosch, também estaria envolvido no processo de desenvolvimento da nova scooter.

Scooter TVS iQube que serve como base para o modelo a hidrogênio

Atualmente, os adeptos dos modelos da TVS estão no aguardo da scooter elétrica iQube, que já pode ser encomendada em seu país de origem. A princípio, a marca lançaria o modelo no início deste ano, contudo a empresa enfrentou alguns atrasos na programação. A iQube promete autonomia de 145 quilômetros e velocidade máxima superior a 80 km/h.

Inclusive, vale pontuar que o modelo iQube está servindo como base para o modelo à hidrogênio. Agora resta esperar os novos avanços.

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