Motos à hidrogênio: modelo é mais sustentável do que ao de combustão
![Motos à hidrogênio: modelo é mais sustentável do que ao de combustão](https://motomundosa.com.br/wp-content/uploads/2022/08/MMSA_MATERIAS_15-08_02_00HEADER.jpg)
Pensando no meio ambiente, montadoras já apostam no projeto que visa atender melhor as leis de emissão
![](https://motomundosa.com.br/wp-content/uploads/2022/05/MMSA_INDICA_BANNER_NAKATA.jpg)
De volta ao século XIX, quando os primeiros veículos eram idealizados, o motor à combustão era uma inovação mais do que futurística para a época.
Com as evoluções tecnológicas, a potência desses motores foi aumentando, foram adicionados cilindros a mais, injeções eletrônicas e muitas outras atribuições, tanto nos carros quanto nas motocicletas.
![mulher abastecendo moto em posto de gasolina](https://motomundosa.com.br/wp-content/uploads/2022/08/MMSA_MATERIAS_15-08_02_IMAGEM-1-MULHER-ABASTECENDO-MOTO.jpg)
Hoje, as motos elétricas estão conquistando certa parte do mercado, porém, os preços ainda elevados fazem com que a procura por esses modelos ainda não sejam expressivos. Assim, outras soluções vão surgindo como teste no mercado das duas rodas e uma delas são as motocicletas à hidrogênio.
O projeto base
As motos à hidrogênio são apresentadas como uma alternativa mais sustentável e limpa de fonte de energia. A ideia é que os propulsores tornem-se algo viável para uso diário, substituindo a queima de gasolina.
![motor de uma moto a hidrogênio](https://motomundosa.com.br/wp-content/uploads/2022/08/MMSA_MATERIAS_15-08_02_IMAGEM-2-MOTOR-A-HIDROGENIO-KAWASAKI-DIVULGACAO-OFICIAL.jpg)
Algumas marcas como a Kawasaki e a Xiaomi estão apostando nessa ideia. Mas, afinal, como funciona esse tipo de motor?
Se compararmos à mecânica dos motores à combustão de gasolina e/ou etanol, o hidrogênio não conta com diferenças muito bruscas, pois eles funcionam como motores de combustão normal.
Porém, eles precisam ser projetados especialmente para funcionar com o hidrogênio. Entre os carros, já existem motores que funcionam à base de hidrogênio; os das motocicletas seguiriam o mesmo roteiro.
Como funciona este tipo de motor?
![motor de hidrogênio](https://motomundosa.com.br/wp-content/uploads/2022/08/MMSA_MATERIAS_15-08_02_IMAGEM-3-PROTOTIPO-DE-MOTOR-A-HIDROGENIO.jpg)
Seguindo o modelo dos motores à combustão comuns, neste tipo, ao invés do uso de gasolina ou etanol, o combustível hidrogênio será utilizado.
Este, por sua vez, será armazenado no tanque de combustível e, lá dentro, irá reagir com o oxigênio. A partir desta reação, energia elétrica, calor e água serão produzidos.
O calor e a água sairão juntos do cano do escapamento no formato de vapor de água, enquanto a eletricidade correrá diretamente para o motor ou para uma bateria, armazenando energia para necessidades futuras.
A diferença de uma motocicleta movida a hidrogênio para uma elétrica é que, além da utilização de uma fonte de combustível de baixo impacto ambiental, a unidade de bateria também é menor, sendo utilizada apenas em casos de necessidade.
Como o combustível hidrogênio é feito?
![homem abastecendo carro a hidrogênio](https://motomundosa.com.br/wp-content/uploads/2022/08/MMSA_MATERIAS_15-08_02_IMAGEM-4-CARRO-SENDO-ABASTECIDO-COM-HIDROGENIO.jpg)
O processo de produção deste tipo pode ser um processo térmico, assim como o de produção de gasolina e etanol.
Nele, o vapor irá entrar em reação com um combustível hidrocarboneto, encontrado na natureza através do diesel, gás natural e biogás, por exemplo. Cerca de 95% do combustível hidrogênio vem do gás natural.
Ele também pode ser produzido por meio da eletrólise, onde dois eletrodos – um tipo de barra de metal – ligados a uma fonte de energia são mergulhados em água.
Como as barras contam com polaridades diferentes, o hidrogênio que está na água se separa. Este processo, por si, demanda de muita energia, não usando carbono.
Os prós e contras do hidrogênio
![molécula de hidrogênio](https://motomundosa.com.br/wp-content/uploads/2022/08/MMSA_MATERIAS_15-08_02_IMAGEM-5-MOLECULA-DE-HIDROGENIO-EM-FUNDO-VERDE.jpg)
Um dos principais fatores que tornam este tipo de motor em motocicletas e carros é atender às rígidas leis de emissão de carbono, pois a poluição destes propulsores é mínima.
Além disso, a eficiência destes motores é superior aos a gasolina (25 a 30%) e a diesel (30 a 38%), totalizando cerca de 45%, sendo também econômicos.
Por outro lado, os motores a hidrogênio podem ter alto custo – tanto da produção de combustível quanto da produção das motos.
Isso também se deve à necessidade de maior espaço de armazenamento para os tanques de combustível, o que pode ter altos custos e demandar alta tecnologia para as montadoras. Por isso, as motos à hidrogênio ainda estão em estudo.
![](https://motomundosa.com.br/wp-content/uploads/2023/08/MOTOMUNDO_REGUA_LOGOS_NEW.jpg)
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