READING

Motocross para iniciantes: Conheça a modalidade qu...

Motocross para iniciantes: Conheça a modalidade que une adrenalina e espírito competitivo

Entenda a história desse esporte radical off-road sob duas rodas e os modelos de trails mais utilizados pelos pilotos

Pensou em adrenalina e motos? Pensou no Motocross! O MX é uma das modalidades de esportes radicais realizados sobre motocicletas, e se divide em várias categorias, como Arenacross, Trail, dentre outras. Todas elas acontecem fora da estrada, envolvem desníveis de terreno, e motivam competições nas quais a avaliação é individual do piloto ou da corrida. Aquele que tiver o melhor desempenho e chegar primeiro, vence.

No entanto, ainda que esse esporte seja mais conhecido nos dias atuais devido às transmissões ao vivo de suas competições, sua história é longa e começa em meados do século XVIII, na Inglaterra. O surgimento do Motocross se deu após a invenção das primeiras motocicletas, que eram utilizadas em pistas cross country. 

Naquela época, o formato de corrida não era o que conhecemos hoje, pois a velocidade atingida pelos pilotos era menor, as manobras ocorriam em curvas não tão estreitas e os competidores eram protegidos por capacetes meramente decorativos. No entanto, se tem algo que não muda desde o surgimento do Motocross, é a paixão e a busca por adrenalina. 

O Motocross, no estilo que acompanhamos hoje, surgiu somente em 1939, em uma competição na França. Naquele momento, os adeptos do esporte perceberam a necessidade de padronizar regras, provas e pilotos. Porém, levaram anos até que a corrida fosse popularizada no continente europeu. 

A partir das décadas de 50 e 60, o esporte começou a migrar para os Estados Unidos. Daquele momento em diante, os pilotos não pararam de cruzar o oceano para competir Motocross em território norte-americano. Em decorrência disso, após 20 anos, o Motocross chegou no Brasil ainda com categorias e manobras consideradas precárias. Mas, conforme os pilotos vinham para o país, o esporte passou a aderir a manobras cada vez mais agressivas.

Com o passar dos anos, o esporte passou por modernização dos equipamentos e motocicletas e por aperfeiçoamento da técnica aplicada pelos pilotos. Atualmente, o motocross reúne apaixonados por motocicletas, montadoras e loucos por adrenalina em competições ao redor do mundo.

Derrapagens são frequentes no Motocross

Categorias do motocross

O motociclismo se divide basicamente em duas vertentes, de acordo com o terreno da pista onde acontecerá a disputa: off-road e on-road. No primeiro, as provas acontecem fora da estrada, ou seja, em percursos de terra ou terrenos acidentados. No segundo, as disputas ocorrem sobre o asfalto, normalmente em autódromos.

Na categoria off-road, existem quatro divisões básicas: pistas, trail, enduro e rali. Nas provas de pistas, as motos, conhecidas como trail, são mais esguias e com suspensões maiores que as de rua, adaptadas (muitas vezes sem lanterna e faróis). Nessas condições, acontecem o supercross e o minicross.

No trail, as motos são utilizadas em percursos com trilhas, montanhas, subidas e descidas, mas apenas com o intuito de passeio. No enduro, ainda no mesmo terreno, as motos mais preparadas (mais potentes) competem de verdade. Por fim, no rali, motos mais confortáveis e resistentes participam de competições em distâncias maiores.

Os melhores modelos para praticar Motocross

Ao longo dos anos, o Motocross vem se popularizando e ganhando cada vez mais visibilidade e espaço entre os demais esportes radicais. Assim, se você deseja se tornar um piloto da modalidade, é fundamental escolher bem o modelo de moto que vai te acompanhar nessa aventura.

Ktm Sx250f Sxf 

A Ktm Sx250f Sxf é uma moto com estilo mais Racing. Por isso, possui um forte desempenho devido ao seu motor de alta potência e corpo mais leve quando comparada a outras. Além disso, outra vantagem é que ela pode servir tanto para profissionais, quanto para amadores do esporte. 

Honda CRF 230F

Ao contrário da moto anterior, essa é indicada principalmente para aqueles que estão aprendendo. É uma moto que garante aventura, sem abrir mão do conforto, trazendo também segurança e comodidade ao piloto. Suas qualidades vão além da parte estética, pois ela ainda fornece alta potência e traz benefícios na sua parte elétrica. 

Yamaha Yz250f

Considerada uma moto de alta tecnologia, a Yamaha Yz250f possui uma ampla potência e garante mais agilidade na hora da competição, além de trazer uma sensação de leveza, mas sem deixar para trás o sentimento de alta velocidade. Ela também possui a tecnologia Hydro-forming, que permite mais estabilidade para a moto.

Honda Xr250 Tornado

Fabricada no estilo On/Off road, essa Honda possui um motor de concepção esportiva, que traz leveza, força e agilidade. A moto dominou o mercado de média cilindrada por anos na sua categoria, mas foi substituída pela XRE 300. O modelo é muito versátil, podendo ser utilizado tanto em trilhas, quanto na estrada ou na cidade.


INSTAGRAM
SAIBA MAIS SOBRE