Moto elétrica feita por estudantes de engenharia supera Honda e Ducati

 Moto elétrica feita por estudantes de engenharia supera Honda e Ducati

Universitários estão no quarto protótipo com o intuito de desenvolver motocicleta digna do MotoE. Números de desempenho já surpreendem

Uma nova moto elétrica está sendo o grande trabalho em desenvolvimento de uma equipe de estudantes da Universidade de Twente de Enschede, na Holanda. O projeto é bastante promissor e está superando as expectativas, apresentando números surpreendentes de potência e desempenho.

Foto do protótipo da moto elétrica

O protótipo alcança incríveis 228 cv, o equivalente a uma moto superesportiva. Para se ter uma ideia, a famosa Honra CBR 1000RR-R Fireblade entrega 216 cv, enquanto a Ducati Panigale V4S possui 217 cv. Além disso, para fins de comparação, o projeto holandês é mais potente que diversos carros esportivos, como o Audi A3 Sportback, que alcança 207 cv. Por isso, o projeto está se tornando uma grande curiosidade mundial.

O desejo de criar uma moto elétrica com tamanho potencial surgiu 5 anos atrás e atualmente está em sua quarta versão. Mas o corpo estudantil envolvido contou com uma ajuda indispensável para tornar o sonho possível e, é claro, registrar tamanha potência e velocidade. A Ten Kate Racing, uma das equipes do Mundial de SuperBike, ajudou a encabeçar o projeto. 

O programa de desenvolvimento universitário é comandado especialmente por alunos de engenharia, entretanto, outras áreas de interesse também puderam contribuir. Essa frente ficou conhecida como “Eletric Superbike Twente” (EST), a equipe de estudantes é rotativa, ou seja, a cada ano novos alunos assumem o projeto e dão continuidade ao que foi construído pelo grupo anterior.

grupo responsável por da continuidade ao protótipo da moto elétrica

O primeiro modelo desenvolvido foi a Lion-GP, que entregava 122 cv com um motor elétrico de 90 kW, atingindo incrível velocidade máxima de 250 km/h. O segundo modelo foi a Eclipse-GP, que tinha como objetivo claro aumentar as capacidades de potência e chegou a 149 cv. Um terceiro modelo foi conduzido na universidade, a Apex-RS, e contava com um motor elétrico de 120 kW e 163 cv.

Mas a grande façanha veio com a Delta-XE que, a princípio, contava com 150 kW e 203 cv, mas passou por atualizações e melhorias e foi equipada com novos amortecedores, sistemas de refrigeração e pintura. A bateria, por sua vez, recebeu novo cabeamento e conectores de alta tensão, o que proporcionou o nascimento de umas das motocicletas do segmento elétrico mais potentes do mundo, com incríveis 228 cv.

O desempenho equivalente à MotoGP era o plano

Protótipo da moto elétrica

A Delta-XE possui uma aceleração formidável, indo de 0 a 100 km/h em apenas três segundos. Sem mencionar que a velocidade máxima do protótipo pode atingir os 300 km/h.

Esse desempenho registra números muito semelhantes aos das motos da MotoE, categoria de esportivas elétricas do MotoGP (Mundial de Motovelocidade). 

Com isso, tanto a Apex-RS quanto a Delta-XE vão participar do International Road Racing Championship (IRRC) e também do Campeonato Internacional Holandês, ambas motos estão inscritas em duas corridas de cada competição.

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1 Comment

  • Tenho uma grande admiração, por motos e carros elétricos.
    Fiquei muito impressionado, com esses projetos.
    Meus parabéns a todos envolvidos.

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