Glossário técnico do motociclismo

Confira uma lista dos termos mais importantes no universo das duas rodas

ABS

O moderno sistema de freio ABS (Anti-Lock Braking System) tem como função evitar que o freio trave a roda em fortes frenagens ou pisos de baixa aderência, proporcionando, assim, mais segurança. Seu funcionamento ocorre por meio de sensores que detectam o movimento das rodas (entre outros parâmetros), monitorando a rotação e identificando quando há uma desaceleração intensa. Isso permite que uma central eletrônica comande uma bomba hidráulica, a qual alivia a pressão sobre o disco e, como resultado, evita a tendência de travamento com a moto em movimento. Vale ressaltar que o sistema ABS apenas auxilia no controle do veículo, mas não reduz a distância de frenagem. 

Ajustes de suspensão

Existem três tipos de ajustes de suspensão: pré-carga da mola, compressão e retorno. O primeiro, de pré-carga, comprime a mola e precisa ser regulado de acordo com o peso carregado pela moto – se há alguém na garupa, ou muita bagagem, por exemplo. 

Já os tipos de ajuste de compressão e retorno controlam a velocidade com que o amortecedor se comprime quando ocorre um impacto, além de regular a velocidade de retorno à posição inicial. Essas medidas influenciam a estabilidade da moto positivamente. 

Ângulo de cáster

Consiste no ângulo de inclinação da suspensão dianteira em comparação ao solo. Quando a moto apresenta um ângulo de cáster menor, como nos modelos esportivos, a agilidade em trocas de direção é priorizada, enquanto o ângulo de cáster maior, como nas motos chopper, privilegia a estabilidade em linha reta.

Cilindrada

Muito importante para identificar o modelo e perfil de uma motocicleta, a cilindrada indica o volume da câmara de combustão do motor, isto é, quanta mistura ar/combustível essa é capaz de receber. 

Comando de válvulas

É um sistema mecânico movimentado pelo virabrequim para comandar a abertura e o fechamento das válvulas de admissão e escapamento do motor (que permitem a entrada de combustível e saída de gases resultantes da combustão). Os sistemas mais comuns são o comando no bloco acionado por varetas e o comando no cabeçote que utiliza uma corrente para acionamento por eixo (árvore de cames).

Contra-esterço

O contra-esterço é uma técnica de pilotagem que consiste em empurrar levemente o guidão em um lado, fazendo com que a moto se incline para o lado contrário. Virou para a esquerda, a moto pendeu para a direita – simples. 

Controle de potência

O controle de potência aparece apenas em motos com injeção eletrônica, atuando sobre os sistemas de alimentação e ignição para mudar o comportamento do motor. Em síntese, ele limita a potência e torna as respostas mais suaves, visando aumentar a segurança em pisos de baixa aderência, por exemplo. 

Controle de tração

Com função de evitar a derrapagem da roda traseira (perda de tração) em fortes acelerações, o controle de tração é um sistema eletrônico que administra a potência do motor. Por meio disso, também impede quedas por excesso de aceleração, e contribui para o melhor aproveitamento do desempenho do motor.

Embreagem deslizante

Uma embreagem deslizante deve evitar o travamento da roda quando ocorre uma redução brusca de marcha. 

Entre-eixos

Consiste na distância entre os eixos das rodas dianteira e traseira da moto. Modelos com um entre-eixos menor, serão mais ágeis em manobras e curvas, enquanto motocicletas com entre-eixos longo são mais estáveis nas retas. 

Peso a seco

Como já diz o nome, este é o peso da moto “seca”, sem qualquer um dos líquidos necessários para seu funcionamento. Ou seja, não há combustível, óleo do motor, líquido de arrefecimento e fluido de freio. 

Peso em ordem de marcha

Esse é o peso da motocicleta quando ela já está pronta para rodar, o que inclui os fluidos, lubrificantes, combustível e mais elementos necessários para o funcionamento. Para medir esse peso, todos os líquidos são colocados no ponto máximo. 

Potência (cv)

Medida em cavalo-vapor (cv), o que corresponde a 735,5 W, a potência é a velocidade de transformação de uma energia em outra. Ao falar das motos, trata-se da energia química contida no combustível, que é transformada em energia mecânica pela combustão.

Relação primária

É o sistema de desmultiplicação do movimento do virabrequim, composto por engrenagens de diâmetros variados, que correspondem às marchas.

Relação secundária

É o sistema de transmissão final do movimento para a roda. Pode ser composto pelo conjunto pinhão-corrente-coroa, por uma correia dentada com duas polias no lugar do pinhão e da coroa ou pelo eixo cardã.

Taxa de compressão

Representa quanto o volume de ar/combustível admitido na câmara de combustão é comprimido até que o pistão suba completamente (ponto morto superior). 

Quando se diz que um motor possui taxa de compressão de 12:1 significa que a câmara de combustão completamente distendida é 12 vezes maior do que completamente comprimida. 

Em teoria, o aumento da taxa de compressão contribui para o aumento da potência por elevar a velocidade de combustão; no entanto, há limitações como a pré-ignição do combustível. Em motores de alto desempenho, com taxa de compressão elevada, recomenda-se o uso de gasolina de alta octanagem para evitar a pré-detonação.

Torque (kgf.m)

Torque é a força de alavanca do motor, aplicada sobre um objeto para girá-lo. Para as motos, a unidade usada é quilograma força por metro (kgf.m), que consiste na força exercida por 1 quilo para girar uma alavanca com raio de 1 metro. 

Trail (medida)

Representa a distância entre a continuação da linha de inclinação da suspensão dianteira e a linha do eixo da roda, projetadas horizontalmente no chão. Quanto maior a inclinação da suspensão, maior a distância.

TWI

TWI, ou Tire Wear Index (em português, índice de desgaste do pneu), é um ressalto dentro dos sulcos do pneu. É importante para identificar o ponto de desgaste do pneu e a hora ideal de substituí-lo. A banda de rodagem não pode se igualar à altura do TWI, pois nesse cenário o escoamento seria comprometido.


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