Fabricante eslovena Akrapovic completa 30 anos no mercado

 Fabricante eslovena Akrapovic completa 30 anos no mercado

Conheça um pouco mais da história da marca e sua atuação no mundo das motocicletas

A marca Akrapovic, fundada em 1991, comemora 30 anos. Responsável por fornecer sistemas de exaustão para motos e carros, a empresa ganhou destaque por sua alta qualidade, estando presente, inclusive, nas pistas.

Antes de fundar a corporação, Igor Akrapovic dedicava-se à fabricação de peças artesanalmente, por conta própria. O homem, nascido na Eslovênia, já sabia do seu amor por duas rodas e velocidade – ele iniciou como piloto profissional de motos em 1977, na categoria 250 GP a dois tempos, depois passou para a F1 Open Class e, por fim, atuou na Superbike até 1989. 

Durante a sua carreira, Igor era o principal responsável pelos ajustes da máquina que pilotava, visando melhorar o desempenho do motor. Os avanços eram percebidos nas competições e, a partir disso, colegas chegavam a recorrer ao colega esloveno para buscar conhecimento.

Quando parou de correr, o ex-piloto decidiu aplicar o que tinha aprendido, vinculado ao gosto pela tecnologia, e continuar envolvido com sua paixão. Assim, ele fundou a Skorpion, uma loja de tuning de motocicletas, com uma equipe inicial pequena. 

A motivação foi a falta de qualidade dos escapamentos disponíveis para o público amante de motos, muito inferior ao que era visto nas competições. Mais tarde, em 1997, a empresa foi renomeada, recebendo o sobrenome do fundador, pelo qual a conhecemos hoje: Akrapovic. 

Atualmente, configura-se uma das maiores fabricantes de escapamentos do mundo e possui uma excelente reputação. A marca realiza a sua produção na Eslovênia, em duas principais bases, a principal na cidade de Ivancna Gorica e a linha de montagem localizada em Cnomelj. 

A sede conta com mais de mil funcionários, laboratório de metalurgia e fundição própria de titânio. Há também departamentos voltados unicamente ao desenvolvimento de peças para as competições MotoGP e Superbike. 

Ao todo, a Akrapovic já conquistou 140 títulos mundiais, em colaboração com equipes de corrida das principais competições: MotoGP, WSBK, MXGP, World Endurance Championship, Rally Dakar, o TT da Ilha de Man, as 24 horas de Daytona, e também em competições de carros como as 24 Horas de Nurburgring, as 24 Horas de Le Mans e o DTM.

O primeiro título mundial veio no ano 2000, na Superbike, com o piloto Colin Edwards e sua Honda oficial de fábrica. Um sistema Akrapovic, de fato, aumentou significativamente a potência da máquina. 

Hoje, dentre as principais parceiras nas pistas, temos a Yamaha, Ducati, Aprilia Racing, BMW Motorroad, Red Bull, e muitas outras.

A alta qualidade do trabalho de Akrapovic carrega, além de reconhecimento internacional, alguns prêmios importantes. Dentre os mais relevantes, o sistema Evolution Line, fabricado em 2014 para a Ducati 1199 Panigale, recebeu o prêmio ponto vermelho, na categoria Design de Produtos. 

Até hoje, o fundador celebra as possibilidades de trabalhar com a tecnologia, desenvolver aprimoramentos e receber resultados satisfatórios, inclusive por parte dos clientes. 

Para celebrar seu aniversário de 30 anos, a Akrapovic desenvolveu uma série limitada – com apenas 30 unidades – de dois sistemas de exaustão da Linha 30 da Evolution em titânio. Os itens fabricados serão destinados aos modelos Kawasaki Ninja ZX-10RR e Zx-10R, além da Ferrari F8 Tribute. 

Compartilhe