Fabricação de motos no Polo Industrial de Manaus tem novo recorde

 Fabricação de motos no Polo Industrial de Manaus tem novo recorde

Dados divulgados pela Abraciclo são de novembro de 2023, que apresentou alta de 2,1% em relação ao mesmo mês do ano passado

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) informou que foram produzidas 131.947 unidades nas linhas de montagem instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) em novembro.

Comparado ao mesmo mês de 2022, o volume registrou um crescimento de 2,1%, refletindo a estabilidade da indústria de duas rodas em vista dos números de outubro. Esse foi o maior desempenho para o mês desde 2013.

De acordo com a Associação, no acumulado de 2023 (entre janeiro e novembro), foram montados 1.454.955 novos veículos: alta de 9,6% sobre o mesmo período do ano passado, o que também representa o melhor resultado em 11 anos.

Estratégia para driblar a estiagem

Mais especialmente neste semestre, o Norte do Brasil atravessou (e ainda não superou por completo) uma fase delicada, com total ausência de chuvas, potencializada pelo fenômeno climático El Niño.

Isso, por sua vez, trouxe impactos importantes para toda a região, mas principalmente ao Estado do Amazonas, onde está a Zona Franca de Manaus, o que afetou em cheio o sistema de abastecimento e navegação local.

Nesse cenário sensível de caos ambiental, inclusive com a seca de leitos de rios fundamentais, é que o PIM conseguiu obter um saldo de produtividade inédito, mostrando a capacidade das fabricantes que atuam no polo de vencerem as dificuldades impostas pela estiagem. 

“Os impactos foram minimizados, graças ao esforço da indústria em buscar alternativas logísticas para manter o mercado abastecido”, ressaltou o presidente da Abraciclo, Marcos Bento.

Setor acelerado! 

Na avaliação do executivo, a procura pelas motos como meio de transporte deve seguir elevada pelos próximos meses, em razão de o veículo ter preço acessível, ser econômico e demandar custos baixos com manutenção.

Além disso, para Bento, a motocicleta “é uma opção para evitar os congestionamentos nos grandes centros urbanos”. A Abraciclo estima que 2023 será encerrado com 1.560.000 unidades fabricadas no Brasil, quantidade 10,4% superior à registrada em 2022.

Hoje, segundo a Abraciclo, a frota nacional já soma mais de 32,3 milhões de motos e tem produção média de 1,4 milhão de unidades ao ano, o que dá ao país o título de sétimo maior produtor mundial do veículo.

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Fonte: Abraciclo

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