Entenda por que pneus de moto são mais caros que os de carro
![Entenda por que pneus de moto são mais caros que os de carro](https://motomundosa.com.br/wp-content/uploads/2022/03/HEADER_-FILEIRA-DE-PNEUS-DE-MOTO-850x560.jpg)
Pneus de moto podem custar até o dobro do que os convencionais desenvolvidos para carros
![](https://motomundosa.com.br/wp-content/uploads/2022/03/MMSA_BANNER_COFAP-1.jpg)
Os pneus são o único contato do veículo com o solo e, por isso, precisam estar sempre em boas condições para garantir a segurança do piloto ou motorista.
Porém, de forma geral, o custo de pneus para os donos de motos acabam sendo muito maiores do que o dos que pretendem trocar os pneus de seu carro, principalmente quando se tratam de motos médias e grandes.
![](https://motomundosa.com.br/wp-content/uploads/2022/03/MAGEM-1_-FABRICA-DE-PNEUS.jpg)
Diversos motivos contribuem para esta alta de preço, como a engenharia e tecnologia utilizadas na fabricação dos pneus e também dos materiais utilizados na produção de ambos.
Assim, além da divergência nos preços, a composição, função e montagem de cada pneu também são diferentes.
Diferenças entre os pneus
![](https://motomundosa.com.br/wp-content/uploads/2022/03/IMAGEM-2_-MOTO-PARADA-COM-CARRO-DESFOCADO-ATRAS.jpg)
Uma das principais causas da grande diferença de valores dos pneus de moto é a composição do pneu. Os pneus de carro são feitos de apenas um composto em toda sua estrutura, sendo geralmente uma mistura de borracha, petróleo, aço e poliéster. Já os pneus de moto são feitos de dois ou três compostos diferentes.
![](https://motomundosa.com.br/wp-content/uploads/2022/03/IMAGEM-3_-DESENHO-DE-PNEU-DE-MOTO.jpg)
O desenho dos pneus também difere: os pneus de carro costumam ser mais quadrados e podem ser utilizados em qualquer uma das rodas do veículo.
Já os pneus de moto têm desenho mais arredondado para que, em casos de curvas, o pneu ainda mantenha sua aderência.
![](https://motomundosa.com.br/wp-content/uploads/2022/03/MMSA_BANNER_CORTECO-1.jpg)
Além disso, eles são designados especificamente para qual roda irão. Os pneus dianteiros servem para a posição direcional e os traseiros, para tração.
O motivo do alto custo
![](https://motomundosa.com.br/wp-content/uploads/2022/03/IMAGEM-4_-DESENHO-DE-PNEU-DE-CARRO.jpg)
Por conta dos elementos citados acima, o alto custo dos pneus de moto são justificados pela mão de obra utilizada em sua produção. Por exigirem mais compostos e maior tecnologia, seu preço normalmente aumenta.
Comparados à durabilidade dos pneus de automóveis, os pneus de moto podem parecer mais caros ainda: enquanto os primeiros duram entre 30 a 40 mil quilômetros, os de pneu têm uma média de duração de 15 a 22 mil quilômetros.
Assim, os pneus de motos médias ou grandes têm menos volume e exigem uma maior mistura de componentes, exigindo maior custo de produção e quantidade de matéria-prima.
![](https://motomundosa.com.br/wp-content/uploads/2022/03/IMAGEM-5_-MOTOCICLISTA-EM-CIMA-DE-MOTO-PARADA.jpg)
Quando falamos de preços, os pneus para motos com baixas cilindradas podem ser encontrados na média de 150 a 200 reais. Já os das motos maiores podem ser encontrados na média dos R$ 700.
Assim, com um custo fora de orçamento para diversos pilotos, alguns decidem realizar uma prática totalmente errada e utilizam pneus de carro em sua moto.
Por que não se pode usar pneu de carro em moto?
A prática é muito comum e, num modo geral, nem a estabilidade nem o comportamento da moto são alterados ao utilizar pneus de carro.
Porém, ao utilizá-los, a aderência da moto pode ser alterada por conta de seu formato mais quadrado. Além disso, a diferença na largura do pneu e do aro podem causar deformações e desgastes irregulares.
![](https://motomundosa.com.br/wp-content/uploads/2022/03/IMAGEM-6_-FILEIRA-DE-PNEUS-COM-ETIQUETAS.jpg)
Os núcleos dos talões também podem ser rompidos por conta do excesso de pressão de inflação na hora da montagem e a vida útil dos pneus é consequentemente reduzida.
Além disso, os pneus de moto precisam ser trocados em pares – ao contrário dos de carro – pois ambos desgastam da mesma forma.
Por isso, não somente a engenharia dos pneus de moto os deixam mais caros, mas também por serem pensados e desenvolvidos visando especialmente a dinâmica da motocicleta.
![](https://motomundosa.com.br/wp-content/uploads/2023/08/MOTOMUNDO_REGUA_LOGOS_NEW.jpg)
Compartilhe