Entenda a importância de fazer revisões na moto

 Entenda a importância de fazer revisões na moto

Revisões na moto são fundamentais para manter seu bom funcionamento e devem ser feitas com certa frequência

Realizar a revisão da moto é uma prática vantajosa em diversos aspectos. Comprar uma moto certamente é um ótimo investimento, mas mantê-la em bom estado – com as manutenções em dia – é vantajoso para evitar gastos excessivos e valoriza seu veículo na hora de vendê-la. 

Apesar das diversas vantagens que a moto oferece, é preciso ter em mente que ela deixa o motorista mais vulnerável que os demais veículos, aumentando o risco de acidentes. Por isso, a falta de manutenção pode triplicar os riscos de acidentes no trânsito.

Além do cuidado com a própria segurança e dos demais usuários da pista, ao cumprir com o cronograma de revisão da moto, o proprietário dela aumenta sua vida útil. Assim como outros veículos, a moto também precisa passar por uma revisão periódica para que o mecânico verifique o estado das suas peças e de itens como óleo, pneus e bateria.

Tendo em vista a importância de uma manutenção em dia, é ideal que a cada 3000 km rodados, seja feita uma reparação periódica e, a cada seis meses, seja feita uma revisão completa para analisar cada componente do seu veículo. No caso de uma moto nova, a manutenção deve ser feita uma vez por ano.

No entanto, vale ressaltar que alguns elementos, como a bateria da moto, têm data de validade. Nesse caso, é preciso ficar atendo ao prazo para realizar a troca no período adequado.

Elementos e peças que precisam ser verificadas na manutenção 

Óleo do motor

O óleo do motor possui uma função primordial para manter as partes do motor lubrificadas e protegidas de atrito. Ainda, ele atua como controlador do calor gerado pelo motor, resfriando-o. 

Vale ressaltar que, com o passar do tempo, o óleo perde suas propriedades lubrificantes devido a sua mistura com substâncias produzidas pela queima de combustível. 

Por isso, fica evidente a necessidade e a importância de se trocar o óleo para manter o bom funcionamento da moto. Além disso, ao trocar o óleo, é fundamental trocar também o filtro de óleo da moto. Contudo, antes de realizar a troca, é essencial conferir as indicações do fabricante e seguir suas indicações.

Sistemas de Freios

Os freios são componentes essenciais da moto e garantem a segurança do piloto e eventual passageiro. Por isso, manter sua revisão em dia é de extrema importância para assegurar a capacidade de desaceleração das rodas.

Apesar de os componentes apresentarem capacidade de suportar alta pressão e temperatura, eles são sensíveis ao desgastes. Por esse motivo, é importante que você fique atento ao estado de conservação das pinças, pastilhas, lonas e tambores. 

Esse conjunto de peças, ainda que de sistemas diferentes, desaceleram as rodas por meio do atrito gerado. Por isso, sua manutenção é fundamental. 

Carburador 

O carburador tem a função de garantir a mistura equilibrada do ar com o combustível, pois, quando há excesso de ar, o veículo perde a potência. Além disso, com a falta da fração necessária, a moto “afoga” pela quantidade alta de combustível.

Apesar de os modelos de motocicletas novos não apresentarem mais o carburador, ainda há muitos pilotos que apreciam esse tipo de motor. Nesse caso, a manutenção consiste em realizar a limpeza periódica para garantir a conservação das peças. 

É preciso verificar o estado de conservação de todos os componentes do carburador, para identificar a presença de trincas, avarias ou rachaduras.

Pneus

Manter a manutenção dos pneus da moto em dia também é de suma importância para garantir a segurança e o conforto do piloto. Por isso, durante a revisão, é essencial observar se há presença de bolhas, rachaduras ou qualquer outro tipo de avaria na lateral, bem como conferir se as bandas de rodagem estão desgastadas. É recomendável fazer a calibragem dos pneus toda semana.

Diante do que foi exposto, fica evidente a importância de realizar manutenções periódicas na moto para evitar gatos excessivos e manter o bom funcionamento do veículo. Por isso, é importante enxergar as manutenções como um investimento, pois aumenta a vida útil da moto.

Compartilhe