Descubra a diferença entre Tabela Fipe e Preço Sugerido (PPS)

 Descubra a diferença entre Tabela Fipe e Preço Sugerido (PPS)

Conheça as referências conhecidas de valores dos veículos

A partir de 2020, com a pandemia de Covid-19, os valores dos veículos aumentaram consideravelmente. Isso ocorreu por conta de alguns fatores como paralisação das fábricas; baixo estoque, que aumentou o valor de seminovos; desvalorização do real e alto preço de matérias-primas.

Existem algumas referências para determinar os valores de compra e venda dos veículos. Os mais conhecidos são a Tabela Fipe e o Preço Sugerido (PPS). Confira a diferença entre eles.

A Tabela Fipe

A Tabela Fipe, ou Preço Médio de Veículos, é uma pesquisa elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), criada em 1973. Com ela, um preço médio é aplicado aos veículos novos e usados e é a principal referência nesse mercado, além de ser usada no cálculo de impostos e seguros. A tabela é modificada a cada mês. A pesquisa utiliza critérios como versão e ano-modelo do veículo. O valor levado em consideração é o de venda de uma unidade para pessoa física, com pagamento à vista.

Os valores indicados pela Tabela Fipe são referências, contudo podem sofrer alterações dependendo do estado, cor, acessórios e local em que o automóvel se encontra. De acordo com a organização, a plataforma tem aproximadamente 1,3 milhão de consultas todos os meses.

Para verificar os valores, é necessário entrar no site da Fipe. Em seguida, selecione a opção “índice e indicadores”, no menu superior do site. Depois, busque a seção “Indicadores” e clique em “Preço médio de veículos – Tabela FIPE”. Para consultar o preço da sua moto de acordo com essa pesquisa, é preciso preencher um pequeno formulário localizado no espaço “Consulta de motos”.  

Preço Sugerido (PPS)

O Preço Sugerido, chamado de Preço Público Sugerido (PPS), é o valor que a marca em questão determina para que o veículo seja vendido nas concessionárias. O cálculo avalia todos os custos e lucro envolvidos.  

Diferença entre a Tabela Fipe e o PPS

Muitas vezes o preço cobrado pelas concessionárias. Alguns fatores implicam no aumento do preço final, acima do PPS: lei da oferta e procura daquele local, impostos e, claro, o lucro da concessionária. Dessa forma, a  FIPE checa os preços das concessionárias e atualiza suas informações. Por isso as referências têm muitas vezes seus valores distanciados. 

Qual valor usar na venda da sua motocicleta 

Para quem deseja vender sua motocicleta é indicado que não se baseie só e exclusivamente no valor da Tabela Fipe. Isso porque é uma pesquisa de referência de preços, ou seja, eles podem oscilar para mais ou menos.

Essa variação pode ter muitas causas, como acessórios, quilometragem, estado da motocicleta e lei da oferta e procura do local. Caso o vendedor cobre mais caro que a referência mais conhecida, é possível que não comprem pela falta de custo-benefício. Se for muito mais barato, o estado da motocicleta pode ser considerado suspeito

Dessa forma, é interessante que o vendedor se aproxime dos valores de referência, mas atente-se à realidade da condição do veículo.

Compartilhe