Cuidados com as rodas: manutenções básicas para raiadas e de liga leve

 Cuidados com as rodas: manutenções básicas para raiadas e de liga leve

Ao cuidar dos componentes de sua moto, você pode garantir a melhor performance para sua pilotagem

As manutenções preventivas são a melhor maneira de garantir o bom funcionamento a longo prazo de qualquer objeto, e isso inclui as motocicletas.

Componentes como lâmpadas, faróis, freios, bancos de espuma e diversos outros merecem uma atenção especial em sua motocicleta. Porém, há componentes que são prioridade nessa atenção: as rodas.

As rodas de uma motocicleta garantem não só sua direção, mas também performance e equilíbrio para o piloto em curtas e longas viagens.

Hoje no mercado há diferentes tipos de rodas. Nesta matéria, falaremos sobre dois tipos – as rodas raiadas e as rodas de liga leve – e quais cuidados tomar com cada tipo.

Motos enfileiradas

As diferenças: rodas raiadas x de liga leve

Os diferentes tipos de rodas servem para diferentes motos e para cada situação em que elas são utilizadas. 

Algumas motos são ideais para estradas e longas viagens, outras para trilhas e outras são perfeitas para andar na cidade.

Assim, as rodas são grandes aliadas para cada tipo de moto, garantindo o equilíbrio e performance. Hoje, falaremos de dois tipos de rodas:

Rodas raiadas

Rodas de moto amassada

As rodas raiadas são indicadas para as motocicletas mais utilizadas em estradas com desníveis e buracos, como em estradas de terra e trilhas.

Elas são compostas por aros – também conhecidos como “folhas” -, cubos e raios parafusados a estas duas partes, por isso o nome ‘raiadas’. Os raios realizam a função de amortecimento da moto.

Rodas de liga leve

Já as rodas de liga leve são indicadas para motos que rodam pisos asfaltados, como as ruas e vias da cidade ou rodovias asfaltadas para longas viagens.

A composição das rodas de liga leve é que elas são fundidas em uma única peça. Assim, a capacidade de amortecer e absorver melhor os impactos das estradas é menor que a das raiadas.

Por fim, as rodas raiadas são as mais baratas e mais leves do mercado, sendo recomendadas para modelos de motos de baixa cilindrada.

Os cuidados a se tomar

O primeiro cuidado, por mais óbvio que seja, é sempre manter as rodas limpas e protegidas. 

Em cidades praianas, por exemplo, a limpeza é importante por conta da maresia e da ferrugem causadas pelo acúmulo de sujeira e água. Se essa limpeza não for feita, componentes como a válvula de calibragem podem ser afetados.

As inspeções frequentes também são recomendadas. As rodas em geral não devem estar amassadas, trincas e nem rachaduras.

Nas rodas de liga leve, é sempre bom conferir se não há espaçamentos ou folgas em relação ao cubo central.

Já nas rodas raiadas, além dos cuidados acima, os pilotos também devem verificar se não há folgas nos raios.

Em caso de qualquer um destes pequenos ‘defeitos’, sempre consulte um mecânico, pois as rodas não podem ser mantidas com amassos ou raios afrouxados.

Além de reapertar os raios, os mecânicos também irão realizar a troca dos cubos de roda, caso estejam danificados. 

Isso porque as rodas são os itens essenciais para equilibrar as motocicletas e, quando amassadas, elas podem provocar vibrações e atrapalhar a direção na estrada, podendo causar acidentes.

Por isso, é sempre bom estar atento ao estado e funcionamento do sistema de rodas e todos os seus componentes, principalmente as rodas.

Compartilhe

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.