A importância da manutenção preventiva da transmissão da motocicleta
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De corrente, correia ou cardã, as transmissões precisam de inspeções periódicas
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Diferentes motos possuem diferentes potências e, consequentemente, diferentes transmissões de marcha ao acelerar. Porém, mesmo que os modelos, designs e outras atribuições se diferenciem, o cuidado que os proprietários precisam ter com suas motos é o mesmo.
Um cuidado especial que deve ser tomado são com as transmissões da motocicleta. Elas consistem num conjunto de engrenagens e corrente que transmitem a força motriz do motor para as rodas.
Geralmente, as motos possuem transmissões entre 4 e 6 marchas e podem funcionar por meio de correntes, correias e cardãs.
Os tipos de transmissão
Há 3 tipos de transmissão nas motocicletas. São eles:
Correntes
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É o tipo mais comum, sendo o preferido das fabricantes por conta de seu baixo custo de produção. Este modelo está no mercado há muitos anos e um de seus diferenciais é a dificuldade em sobreaquecer.
Porém, as correntes acabam dando mais trabalho por exigirem uma maior manutenção, como limpeza e ajustes regularmente. Além disso, elas devem ser trocadas a cada 25 ou 35 mil quilômetros.
Correias
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As correias estão mais presentes em motos custom (grande porte), porém também podem ser utilizadas em motocicletas menores como a XTZ 250 Lander e a Yamaha Tenere 250.
Elas têm um funcionamento semelhante ao das correntes, porém a presença da coroa e do pinhão é substituída por duas polias.
Feitas de borracha, sua resistência é muito mais alta que a das anteriores, além de possuir alta durabilidade e somente precisar de trocas após os 100 mil quilômetros rodados.
Porém, seus contras são que a peça é um pouco mais difícil de ser encontrada e sua troca é mais complicada.
Cardãs
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Este último tipo consiste num sistema muito semelhante aos usados em carros com tração traseira. Nele, um eixo sólido é responsável pela transmissão de potência para a roda.
Este tipo de transmissão é encontrado em big trails de alta cilindrada, como a BMW R 1200 GS.
Uma de suas principais vantagens é ser um sistema silencioso e que dificilmente fica sujo por ser fechado, diminuindo a necessidade de limpeza. Porém, é um sistema bem mais caro de transmissão.
Como realizar a manutenção da transmissão?
Independentemente do tipo de transmissão, cada uma necessita de um check-up eventualmente para garantir o bom funcionamento de sua motocicleta.
Nas motos com transmissão de corrente, por exemplo, a manutenção é um
pouco mais exigente. Muito comuns, elas estão muito expostas ao ar livre e necessitam de eventuais limpezas, lubrificações e ajustes de tensão.
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A moto deve estar lavada e a corrente deve ser limpa delicadamente com um pincel embebido em produtos não agressivos. Após isso, o lubrificante deve ser aplicado com óleo para engrenagens e os parafusos apertados, porém nunca muito justos.
Já as correias, mesmo que aparentem estar em bom estado, precisam ser inspecionadas periodicamente. Suas borrachas podem ser hidratadas com vaselina e sua tensão deve ser ajustada.
A correia não pode contar com rasgos, falta de pedaços e dentes, rachaduras e/ou detritos nos sulcos.
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Por fim, o cardã, por mais que dê menos trabalho que as duas acima, deve ser desmontado periodicamente, a fim de evitar infiltrações de água no duto do eixo e no diferencial.
É recomendado que se consulte um mecânico de confiança para todas as inspeções e manutenções, principalmente do cardã.
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