5 tecnologias que tornam a pilotagem mais segura

 5 tecnologias que tornam a pilotagem mais segura

Conduzir uma motocicleta exige muita responsabilidade e atenção. No entanto, algumas tecnologias empregadas podem ajudar a salvar a vida do piloto

As motocicletas surgiram com a proposta de serem bicicletas com motor, estes primeiros modelos foram criados no início do século passado e foram se tornando cada vez mais populares por permitirem um deslocamento mais rápido e com menos esforço. Além disso, apresentam um custo benefício excelente pelo desempenho de combustível que desenvolvem. 

Atualmente, as motocicletas são muito mais seguras que os modelos iniciais, foram realizadas alterações no chassi, quadro, pneus e inserção de sistemas de iluminação que tornaram o veículo evoluído. 

A evolução da tecnologia também é um fator que contribuiu muito para a segurança dos pilotos, como por exemplo, os freios ABS. Este sistema possui tecnologia anti bloqueio, evitando frenagens abruptas, mesmo em superfícies escorregadias. No Brasil, apenas 20% das motos vendidas possuem freios ABS, apesar de ser uma porcentagem baixa, a tendência é que esse número cresça nos próximos anos, uma vez que, a legislação brasileira exige que todas as motos acima de 300cc devem ser comercializadas com a tecnologia. 

Além de frenagens abruptas, outro fator que ocasiona acidentes é a aceleração incorreta. Este fator se dá por falha do próprio condutor ou ainda, por condições ambientais como asfalto molhado, por exemplo, o que interfere diretamente na aderência dos pneus. 

A tecnologia de controle de tração evita que a roda traseira (que recebe o movimento do motor), derrape e cause acidentes. Este controle conta com sensores que detectam a iminência de derrapagem e cortam a chegada de combustível ou a ignição, impedindo a perda de tração e queda da motocicleta. O sistema está disponível para motos acima de 600cc. 

A iluminação a LED também foi uma grande evolução uma vez que possibilitou melhor visualização com maior durabilidade e com menor consumo de bateria. Hoje em dia, até  os modelos 125cc vêm equipados com iluminação a LED. 

Uma tecnologia que vem evoluindo nos últimos tempos é o sistema Emergency Stop Signal, conhecido pela sigla ESS. Mais comum em carros e motos luxuosas, a tecnologia visa prevenir colisões traseiras através de um alerta na luz de freio, indicando ao veículo que vem atrás, que o condutor da motocicleta realizou uma frenagem mais  brusca. Todas as motos Honda acima de 500cc estão sendo equipadas com a tecnologia. 

Um sistema de segurança muito avançado é o IMU (Inertial Measurement Unit), trata-se de um assistente de pilotagem que é capaz de detectar, através de sensores, a posição da motocicleta em 3 eixos, calculando inclinações, frenagens e acelerações. Um sistema similar ao utilizado em aviões, só está disponível apenas para motocicletas de altas cilindradas, esportivas, aventureiras e grã turismo.

Compartilhe

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.