READING

Dica MotoMundo: 10 cursos gratuitos e online

Dica MotoMundo: 10 cursos gratuitos e online

Momentos de crises nos fazem repensar muitas coisas da vida, novos hobbies, novas paixões e novos projetos. Uns utilizam esse tempo para se renovar e criar algo do zero, outros utilizam para crescer internamente, fazendo lendo livros ou outras atividades.

É possível fazer uma centena de cursos sem sair de casa, inclusive faculdades a distância. Para quem busca algo para complementar suas habilidades, separamos 10 cursos gratuitos para fazer durante o tempo livre, alguns possuem até certificados.

1.     Como gastar conscientemente – FGV

Disponibilizado pela Faculdade Getúlio Vargas, o curso intitulado de “Como gastar conscientemente” é focado na educação financeira pessoal. Ele é centrado em quatro perguntas:

1. Por que devo administrar meu dinheiro?;

2. Eu preciso ou eu quero isso?;

3. A vista ou a crédito?;

4. Consumo me faz feliz?

100% online e gratuito, as aulas são divididas em quatro unidades, cada uma dedicada a uma pergunta. Tudo é feito diretamente da plataforma da universidade e um certificado é oferecido no final.

2.     Atendimento ao público – Fundação Bradesco

O curso “Atendimento ao público”, oferecido pela Fundação Bradesco, é destinado para pessoas que trabalham diretamente com o público. Ele busca oferecer noções de atendimento, suas diferentes formas e técnicas. O curso é dividido em quatro módulos, eles são:

1. As ferramentas;

2. O público e os problemas;

3. Como sou e como posso me comportar;

4. O atendimento e a sua importância.

O foco principal dele instruir o profissional para saber, o que é preciso fazer para que uma pessoa se sinta bem atendida. Ele está disponível na plataforma Escola Virtual, é 100% gratuito e oferece um certificado.

3.     Controle social – Escola Virtual do Governo

Disponibilizado pelo próprio governo federal, o curso de Controle Social é certificado pelo Enap e desenvolvido pela CGU (Controladoria-Geral da União). Ele foi criado para que todas as pessoas que tenham interesse em fiscalizar, monitorar e avaliar as ações governamentais, saibam como fazer isso. Ele também é dividido em 4 módulos e eles são:

1. Controle;

2. Controle Institucional;

3. Controle Social de iniciativa do Ente Público;

4. Controle de iniciativa da sociedade.

4.     Saúde e bem-estar no trabalho – EAD.br

Gratuito e 100% online, o curso oferece um certificado de conclusão e possui uma carga horária de 20 horas, que devem ser feitas em até 30 dias.

Focado para profissionais de RH, empreendedores, gerentes e diretores, “Saúde e bem-estar no trabalho” é um curso oferecido pela EAD.br, em parceria com diversas universidades. Ele é focado em:

·          Aprender sobre os aspectos da qualidade de vida no trabalho;

·          Saber sobre a importância do “sentido” atribuído ao trabalho para as pessoas;

·          Entender o que é higiene no trabalho;

·          Conhecer os impactos e principais causas do estresse no trabalho;

·          Compreender as influências ambientais do trabalho;

·          Aprender a como promover maior segurança no trabalho;

·          Refletir sobre como um gestor pode desenvolver saúde e bem-estar no trabalho.

Ele é 100% gratuito, dedicado para o profissional do mercado e reconhecido pelo MEC. Ele também faz parte de uma grade curricular de disciplinas de pós-graduação.

5.     Caminhos para liberdade financeira – SENAC

O curso “Caminhos para liberdade financeira” faz parte da linha de conteúdos autoinstitucionais do SENAC, mas ele não oferece certificado. Misturando infográficos, interatividade e diversos vídeos, o curso explora uma maneira interessante a proposta da liberdade financeira. Os módulos são:

1. Ponto de partida;

2. Parada estratégica;

3. Luz no fim do túnel;

4. Na corda bamba;

5. Rumo à liberdade financeira.

O diferencial do curso é o seu formato, o qual foge dos moldes tradicionais e traz de maneira didática e divertida, tudo 100% online e grátis.

6.     A internet e os negócios – FGV

O curso “a internet e os negócios”, oferecido pela Faculdade Getúlio Vargas, apresenta as principais orientações para a compreensão do processo organizacional de dados, informações, conhecimentos e estratégias. Tudo para auxiliar a empresa e os negócios. Ele é dividido em 4 módulos, eles são:

1. Rumo ao digital;

2. Lógica, algoritmo e linguagem de programação;

3. Interatividade e convergência;

4. Surgimento e desenvolvimento da internet.

Online, gratuito e com certificado, ele procura reconhecer os impactos da revolução digital dentro dos novos horizontes tecnológicos do comércio multiplataforma.

7.     Cultura da paz – SENAC

Focado no auxílio da mediação de conflitos, o curso “Cultura da paz”, oferecido pelo SENAC, é mais um conteúdo da lista autoinstrucionais (sem certificado). Assim como o curso “Caminhos da liberdade financeira”, ele é interativo e está dividido em 6 módulos, eles são:

1. O Diálogo, a Empatia e a Complexidade;

2. Educação emocional;

3. A condição humana;

4. A comunicação não violenta (CNV);

5. Práticas restaurativas;

6. O princípio da não violência.

A ideia do curso é que todos sejam capazes de enxergar as oportunidades de aprendizagem nos conflitos, tudo por meio de conceitos, práticas e ações educacionais.

8.     Diversidades: Educação antirracismo – SENAC

Com conteúdos textuais e audiovisuais, o curso “Diversidades: educação antirracismo” traz uma discussão importante e delicada nos dias de hoje. A grade é dividida em 6 módulos, os quais são:

1. Introdução;

2. Conceitos;

3. História;

4. Pós-abolição;

5. Branquitude;

6. Como combater o problema?

“Educação antirracismo” faz parte de uma série de cursos que retratam a diversidade. Ele é 100% online e gratuito, mas não oferece certificado.

9.     A liderança pública em tempos de crise – Escola Virtual do Governo

Criado originalmente para agentes públicos que trabalham diretamente com a gestão de crises, o curso tem a proposta de apresentar a um passo a passo de como liderar em tempos conturbados. Ele é dividido em 4 módulos, os quais são:

1. Como liderar em tempos de crise?;

2. Boas práticas de enfrentamento à pandemia;

3. Diretrizes oficiais;

4. Lembre-se dos agentes invisíveis.

Todo o conteúdo serve como um manual para que lideranças consigam atravessar por um momento de crise, servindo como apoio e suporte para o enfrentamento da instabilidade ocasionada pela atual situação do Coronavírus.

10. Postura e imagem profissional – Fundação Bradesco

A imagem profissional é uma das coisas mais importantes hoje em dia, pois a maioria das empresas procuram por uma imagem especifica para seus futuros funcionários. Pensando nisso a Fundação Bradesco criou o curso “Postura e imagem profissional”, o qual é dividido em 3 módulos, eles são:

1. Imagem e marca pessoal;

2. Competências socioemocionais e networking;

3. Ética.

O curso realça a importância da comunicação oral, escrita ou não verbal e competências socioemocionais. Além disso, traz dicas sobre como falar em público com tranquilidade e desenvoltura.


RELATED POST

O seu endereço de e-mail não será publicado.

By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.

INSTAGRAM
SAIBA MAIS SOBRE