Zapata Moto Clube: conheça sua história

 Zapata Moto Clube: conheça sua história

Com mais de 50 anos de tradição, o moto clube nasceu como homenagem ao líder da Revolução Mexicana, Emiliano Zapata.

Fundado em 1963 em Ferraz de Vasconcelos (SP), o Zapata Moto Clube veio ao mundo pelas mãos de Torello Pellegrini e seus amigos, que buscavam criar um ambiente onde todos pudessem ser irmãos acima de tudo, e, é claro, movidos por uma paixão em comum: as motocicletas.

A inspiração para o Moto Clube

O moto clube carrega o sobrenome de Emiliano Zapata, herói da revolução mexicana entre 1910 e 1919, ano em que foi assassinado. Na época, a fome e a miséria do povo local despertou a ira de Zapata, cujo sentimento inspirou os membros do futuro moto clube em terras brasileiras. 

Podemos notar que o brasão do Moto Clube representa um mexicano segurando um rifle e um livro, combinação defendida por Zapata para garantir um país melhor.

O Zapata Moto Clube

O Zapata MC também possui seu próprio estatuto: povo livre, respeito ao direito de todos nas estradas ao curtir os passeios de moto, além da realização de ações sociais, são as principais regras.

Foto: Reprodução Facebook

Segundo eles, não basta estar na comunidade; é preciso modificá-la para melhor, ajudando os necessitados com cestas básicas, agasalhos e medicamentos, bem como respeitar a natureza.

O clube também conta com os tradicionais coletes e jaquetas – estes feitos à mão pelo próprio fundador, Torello Pelegrini. Para o grupo, o fato dos coletes serem feitos artesanalmente dá a cada um tom de originalidade, algo que orgulha a todos do Zapata. 

Foto: Reprodução Facebook

O clube tem hoje quase 60 anos de história e muitos quilômetros rodados pelo Brasil e pela América do Sul. Além da grande trajetória, contam com vários eventos beneficentes em prol de grandes causas, como instituições para crianças carentes.

Festas e encontros também são atrações frequentes no Zapata MC, com comida de graça aos presentes, música ao vivo e exibição de motocicletas. A entrada é franca, mediante apenas a arrecadação de alimentos. 

Por fim, é comemorado anualmente os aniversários tanto do clube quanto do fundador, em novembro. A última edição ocorreu nos dias 13 e 20.

Compartilhe