Wheelie: que esporte é esse?

 Wheelie: que esporte é esse?

Existem esportes com motocicletas que não estão, necessariamente, ligados à velocidade. Dentre eles, está o Wheelie. Saiba tudo sobre!

O Wheelie é um esporte onde empina-se a moto utilizando uma das rodas e freio para realizar manobras de equilíbrio e força. Esta modalidade existe desde 1970 e foi desenvolvido por Doug Domokos, um Californiano que ficou conhecido como o “The wheelie King” (o rei do Wheelie, em tradução livre).

Atualmente, existem campeonatos voltados apenas para essa modalidade, como o World Wheelie Championship.

No Brasil, o esporte é utilizado para descrever diversas manobras que o compõem como um todo. A modalidade vem crescendo e conquistando públicos cada vez maiores. Não se sabe ao certo quem foram os primeiros atletas brasileiros, mas é notório que a partir dos anos 90 a prática já estava em alta por aqui. 

Homem fazendo manobra em moto

Cuidados e precauções

A prática de wheelie, originalmente, deve seguir algumas precauções. O motociclista deve usar todos os equipamentos de proteção, incluindo capacete, joelheiras, cotoveleiras, caneleiras, botas, luvas, macacão (ou calça apropriada e jaqueta) e protetor de coluna. 

As motocicletas precisam estar preparadas, uma vez que sofrem impactos constantes e precisam oferecer maior resistência. As potências utilizadas geralmente variam entre 50 cc a 1.200 cc. Normalmente alguns componentes são removidos para garantir um melhor desempenho, como painel, setas e farol. 

Além disso, é adicionado um componente chamado de churrasqueira, que serve para proteger o quadro e demais peças, melhorando a performance dos atletas. Também é indicado que os freios sejam adaptados para serem acionados com os pés e mãos, através de um manete localizado abaixo do freio dianteiro. Para que a aderência seja facilitada, os pneus são calibrados com menor pressão. 

Homem fazendo manobra em moto

Principais manobras

Dentre as principais manobras realizadas no wheelie, valem a pena citar:

  • Borrachão: quando a roda traseira mantém atrito com o chão em alto giro;
  • Joelhinho: quando a moto é erguida com auxílio do joelho e o piloto consegue fazer curvas nessa posição;
  • Zerinho: Fazer um círculo no chão mantendo o grau da moto em movimento; 
  • No Hands: consiste em uma manobra de empinar a moto sem que o piloto utilize as mãos e o “one hand” é realizado quando apenas uma das mãos é utilizada;
  • Superman: manobra onde a motocicleta fica apoiada no raspão e o piloto estica o corpo e arrasta os pés no chão com a moto em movimento;
  • Surf: Manobras em que o piloto sobe no banco e dirige sem as mãos.

Vale lembrar que esses malabarismos sobre duas rodas exigem muita técnica, prática e conhecimento. Por isso, nada de sair tentando empinar sua moto em vias públicas, combinado?

Compartilhe

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.