Roubo e furto de motos podem ser evitados com rastreadores e alarmes. Saiba como

 Roubo e furto de motos podem ser evitados com rastreadores e alarmes. Saiba como

Outras ferramentas como os imobilizadores podem contribuir para a segurança da sua moto

De acordo com dados coletados pela empresa de rastreamento veicular Ituran, o roubo de motos com cilindrada igual ou maior do que 500 cm3 cresceu cerca de 65% em outubro na comparação com setembro em São Paulo. O levantamento disponibilizado pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo são preocupantes, no entanto, existem ferramentas que podem evitar esse desgaste. 

Rastreadores

Apesar de serem excelentes aliados do piloto, os rastreadores estão entre as opções mais caras, pois há o custo de instalação e a cobrança de uma mensalidade pelo serviço de localização que pode valer em média R$50,00 dependendo da empresa que presta o serviço. No entanto, os rastreadores também podem ser oferecidos durante a contratação do seguro da moto. 

Deixando os custos de lado, os rastreadores são versáteis quanto ao seu funcionamento. Em casos de furto, se o rastreador detectar que a moto ultrapassa uma determinada distância, a corrente elétrica do motor é cortada imediatamente, fazendo com que ele deixe de funcionar. Infelizmente, isso ainda não impede o roubo de peças, por exemplo, mas garante ao menos que o proprietário da moto consiga localizá-la.

Celular com aplicativo de segurança

Alarmes

Bem comum entre os proprietários dos veículos de duas rodas, o alarme possui a função de detectar qualquer movimentação suspeita da moto, ou seja, quando ela é retirada de sua posição original. 

Atualmente, alguns fabricantes, como Honda e Yamaha, fornecem alarmes próprios para certos modelos. Portanto, é possível escolher o alarme da montadora ou outro de sua preferência. 

Vale destacar que o alarme não necessariamente impede que seja dada partida no motor. Existem diversos modelos de alarmes com propriedades específicas, por isso, não é todo alarme que impede o deslocamento da moto. 

Alarme apontado para moto

Imobilizadores 

Ao contrário dos alarmes, os imobilizadores sim possuem função de impedir a partida da moto em caso de roubo ou furto. Essa ferramenta ganhou força e popularidade entre os proprietários de motos em decorrência da sua eficiência e baixo custo benefício. 

Os imobilizadores consistem em um dispositivo que impede a partida da moto, a não ser que seja utilizada a chave correta. Desta forma, toda e qualquer tentativa de fazer a moto funcionar com uma chave que não seja do proprietário, a moto não vai pegar.

Controle de alarme

Trava de manete

A trava de manete é uma velha conhecida dos proprietários de motos que querem proteger os seus veículos. Essa ferramenta funciona como um cadeado, ou seja, quando posicionada ao lado direito do guidão, a trava de manete bloqueia, simultaneamente, o acelerador e a manete de frenagem.

Por isso, toda e qualquer tentativa de furto, será mal sucedida, já que não será possível movimentar a moto com nenhum estímulo em decorrência do constante acionamento dos freios e o impedimento do acelerador.

Roda de moto com trava de segurança

Por fim, vale ressaltar que apesar da eficiência dessas ferramentas que impedem furtos e roubos de motos, é importante também contratar um seguro para o seu veículo. 

Compartilhe

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.