Projeto de moto de bombeiros ganha destaque no exterior

 Projeto de moto de bombeiros ganha destaque no exterior

O designer taiwanês, Syu Wei Chen, desenvolveu uma motocicleta para facilitar o trabalho dos profissionais que combatem as chamas e o projeto é muito promissor

Quando o assunto é bombeiro, uma das primeiras coisas que pensamos é no clássico caminhão vermelho todo equipado com mangueiras, extintores e tudo o que é preciso para combater um incêndio ou realizar um resgate, não é mesmo?

Mas e se tivesse uma motocicleta tão equipada quanto e que pudesse realizar as mesmas funções do caminhão. Será que seria possível? Pois é, essa foi a brilhante ideia do designer industrial Syu Wei Chen, que decidiu desenvolver um projeto de uma moto direcionada aos profissionais da área, que serviria inclusive para a remoção de vítimas.

Levando em consideração que, em muitas ocasiões emergenciais, o caminhão do bombeiro enfrenta dificuldades para acessar lugares mais estreitos ou sofre com atrasos em vias de muito fluxo, a ideia surgiu na mente do designer industrial. 

Afinal, as motos são um meio de transporte veloz, que possibilitam um deslocamento mais ágil. Por isso, Chen começou a explorar as qualidades do veículo sob duas rodas e agregar ao trabalho dos bombeiros.

Combater as chamas em túneis seria muito mais fácil

Batizado de Tunnel Keeper, o protótipo recebeu esse nome porque tem como objetivo combater incêndios com mais rapidez em áreas complexas, como túneis. Tendo em vista que, em locais como este, basta um veículo em chamas para provocar um desastre e o congestionamento dos carros que ficam impossibilitados de fazer um desvio. 

Para quem já estava bastante impressionado com a ideia até aqui, Chen foi ainda mais ousado. O projeto da moto prevê um modelo elétrico, isto é, ela ficaria carregando no quartel dos bombeiros, sempre a postos para ir até o local da ocorrência. 

A moto teria a opção de acoplar uma mangueira de água existente no hidrante do túnel e encaminhá-la até o local emergencial. Embora esta não seja uma realidade viável no Brasil, que não conta com mangueiras nos túneis, em outros países como Taiwan, a ideia seria extremamente útil.

Pensando no atendimento expresso das vítimas, o designer inseriu no projeto uma maca de ambulância dobrável na lateral da moto e uma caixa de suprimentos de resgate, o que facilitaria levar a pessoa que precisa de atendimento para fora do túnel ou até o caminhão dos bombeiros.

Dispositivos exclusivos

Outras funcionalidades foram idealizadas para auxiliar o bombeiro no momento do resgate. O protótipo conta com um dispositivo que serve para auxiliar a reduzir a fumaça de alta temperatura, operando como um exaustor de fumaça lateral e lançador de névoa de água. Com isso, a concentração de CO² é reduzida, ampliando a visibilidade do piloto.

Além disso, a motocicleta para bombeiros também acompanha o Sistema de Espuma de Ar Comprimido (CAFS) na parte traseira, onde o bico acoplado ao modelo pode ser retirado e, assim, usar raios infravermelhos para apontar no fogo e utilizá-lo em ação conjunta com a água do hidrante. 

Reconhecimento merecido

O designer de Taiwan foi extremamente reconhecido por sua criação e, graças a ela, venceu quatro prêmios, além de ser finalista do Red Dot Design, uma prestigiada premiação de design da Alemanha.

Vale pontuar que este não é o primeiro projeto destinado a ajudar grandes causas, desenvolvido por Chen. Outra moto foi pensada como uma scooter elétrica para servir como uma ambulância veterinária e outro modelo que se trata de uma motocicleta off-road.

Compartilhe