Pilotagem noturna: qual a importância do LED nos faróis?

 Pilotagem noturna: qual a importância do LED nos faróis?

Saiba a importância dos faróis de LED para uma pilotagem mais segura durante a noite.

Os cuidados ao pilotar devem ser sempre redobrados, prezando pela própria segurança e a de quem está na rua. E durante a noite, a visibilidade torna-se prejudicada, exigindo que o motorista se esforce mais para ver e ser visto.

Para ser visto melhor

O piloto pode seguir algumas dicas e ter alguns equipamentos que ajudam os demais a enxergá-lo melhor. Abaixo, listamos as mais importantes:

Vestimenta adequada

Hoje há uma extensa variedade de jaquetas e conjuntos a preços relativamente acessíveis no mercado. Roupas claras e refletivas são melhores para enxergar à noite em curtas e longas distâncias. Assim, além de ver a moto, o piloto também será visto.

Iluminação da motocicleta

Adesivos refletivos na parte traseira da moto também são ideais. As lanternas, por mais iluminadas que sejam, não são suficientes para serem vistas em caso de tráfegos noturnos pesados, podendo causar acidentes.

A maioria das motos não tem “olhos de gato” em pontos estratégicos: é aí que os adesivos entram. Ao serem iluminados, os motoristas conseguem ver melhor o piloto e evitar imprevistos.

Normas de sinalização

Os códigos de trânsito devem ser respeitados em qualquer ocasião e na pilotagem noturna eles têm grande papel ao auxiliar a visibilidade do piloto. Manter o farol ligado, por exemplo, é uma das principais leis.

Além da velocidade reduzida ao pilotar à noite, dar seta é uma das principais regras de trânsito que o piloto deve seguir. Evitar pontos cegos de carros também ajuda a evitar acidentes.

Para ver melhor

Agora, você irá conferir as dicas para ver com precisão os demais motoristas e pilotos, além de ampliar sua visão noturna de modo geral.

Viseira

A viseira do capacete do piloto deve estar sempre limpa e livre de arranhões. Modelos escuros são recomendados somente para pilotagens durante o dia. À noite, eles podem dificultar ainda mais a visão. Também é recomendado que os pilotos esperem anoitecer por completo para que sua vista se acostume com o ambiente.

Faróis da motocicleta

Uma pilotagem segura requer priorizar a qualidade dos faróis e lanternas. As lâmpadas de luz branca devem estar na regulagem correta para não ofuscar a visão de outros motoristas.

Atualmente, os faróis comuns vêm sendo gradualmente substituídos pelos de LED. Além do caráter estético, os pilotos também preferem o LED no quesito visibilidade.

A tecnologia LED

A tecnologia dos faróis de LED oferece até 160% mais visibilidade ao piloto do que as lâmpadas halógenas normais. Além de melhorar a iluminação das vias – e, por consequência, a visibilidade de quem dirige – o recurso da LED impede o ofuscamento da luz quando refletida.

O mercado oferece uma variada gama de marcas e preços. A Philips, por exemplo, possui uma linha automotiva específica para o segmento de motos e diversos modelos de LED para faróis.

A maioria dos acidentes entre carros e motos ocorrem porque a visibilidade das motos é menor, pelo fato de serem pequenas em comparação aos demais veículos. Assim, os faróis de LED são grandes aliados da segurança na pilotagem.

Compartilhe