READING

Museu de motos será inaugurado em Socorro

Museu de motos será inaugurado em Socorro

Batizado de Centro Cultural  Movimento, o museu pretende fomentar o mototurismo na região

A cidade interiorana Socorro anunciou que, neste mês, irá inaugurar o Museu de Motos – ou Centro Cultural Movimento –, um museu ligado à história da motocicleta e da bicicleta.

O Centro Cultural Movimento promete ser um dos maiores acervos de motos do país e, além delas, em exposição permanente, estarão roupas de pilotos, troféus e documentos originais. 

O Museu de Motos ainda irá abrigar atrações especiais, como uma réplica da primeira mobilete que o piloto brasileiro Alexandre Barros ganhou aos 7 anos de idade. Além disso, a motocicleta Triumph de 1915, com câmbio manual de três marchas, também será exposta. 

O espaço está sendo instalado dentro do prédio da antiga rodoviária de Socorro – que é tombado e antes abrigava uma feira livre semanal. Com estilo ferroviário inglês, em alvenaria de tijolos, foi construído pela Companhia Ferroviária Mogiana e inaugurado pelo então presidente do Estado, Manuel Joaquim de Albuquerque Lins.

Socorro: a cidade do mototurismo

Não é de hoje que Socorro realiza exposições voltadas ao mundo do motociclismo. Em 2019, foi criado lá o projeto “Socorro, Destino Duas Rodas”, que previa uma série de ações e eventos para botar o município no radar dos motociclistas. 

Foi o caso da exposição “Duas Rodas e Uma Nação”, realizada em janeiro de 2020, que superou as expectativas de público ao atrair cerca de 8.500 visitantes, vindos de 171 cidades e 15 estados.

Desde então, grupos de motociclistas passaram a chegar à cidade, que já era referência em aventura e ecoturismo – e, por isso, já abrigava boa estrutura de hospedagem – com hotéis, hotéis-fazenda, pousadas, hostels e campings – e gastronomia, que inclui um bar temático para a turma de duas rodas.

De acordo com a Secretaria de Turismo de Socorro, os motociclistas podem circular à vontade e conhecer vários pontos turísticos, que contam um pouco da história e dos costumes da cidade – como a Igreja Matriz, concluída em 1924; a Maria Fumaça 208; o Horto Municipal e o Museu Municipal, abrigado no primeiro sobrado da cidade e finalizado em 1881. 

Por fim, com a inauguração do Centro Cultural Movimento, a cidade de Socorro – uma estância hidromineral localizada no Circuito das Águas Paulista – se junta a algumas outras que apostam na cultura motociclística como fator de fomento do turismo. 

A ideia é atrair, principalmente, a turma que viaja de moto para conhecer novos lugares e se aventurar sobre duas rodas.


INSTAGRAM
SAIBA MAIS SOBRE