Mochilão em duas rodas: cinco destinos para viajar de moto pela América do Sul

 Mochilão em duas rodas: cinco destinos para viajar de moto pela América do Sul

Da Patagônia à Amazônia, passando pela Cordilheira dos Andes e outros pontos emblemáticos. Continente tem opções de rota para todos os gostos; veja as principais

Você é daqueles que ama pegar sua motocicleta e sair mundo afora em busca do vento no rosto e da sensação de liberdade? Então, amigo, esta matéria foi escrita especialmente para você. Mas se esse (ainda) não é o seu caso, existe uma grande chance de você se surpreender e logo mudar de ideia, caso continue a ler.

Como qualquer sulamericano orgulhoso da própria origem, o Motomundo sabe bem que a América do Sul é um continente com paisagens espetaculares, culturas vibrantes e uma história repleta de riquezas e simbologia. 

E uma maneira emocionante de explorar essa diversidade é através de um mochilão de motocicleta. Aliás, sinceramente, não vemos outra forma melhor! Com um pouco de planejamento, pilotar pela região pode proporcionar uma experiência sem igual a ser guardada para sempre na memória. Quer ver?

Preparação para a aventura

Vamos passo a passo. Antes de desbravar a parte Sul das Américas, é fundamental fazer uma programação cuidadosa, a começar pelo veículo correto para a viagem. Um modelo versátil, capaz de lidar com a diferença de terrenos, é o ideal. 

Além disso, certifique-se de que a moto esteja em perfeitas condições de funcionamento, pois você vai depender dela durante toda a jornada, – e só dela. Então, faça todas as manutenções necessárias antes de tirá-la da garagem.

Outro aspecto crucial a ser observado é a documentação. Cheque os requisitos de visto e as regras alfandegárias de cada nação que você pretende visitar. Uma carteira de habilitação internacional e um seguro de viagem são essenciais para garantir a tranquilidade ao longo do passeio.

Roteiro emocionante

Os entusiastas da aventura são testemunhas da vocação que a América do Sul tem para entregar uma infinidade de alternativas de itinerários, dependendo do tempo disponível e dos interesses, claro. Alguns dos melhores destinos para mochilão em duas rodas incluem:

Cordilheira dos Andes

Viajar pelas montanhas dos Andes é uma experiência incrível. As estradas sinuosas e paisagens de tirar o fôlego por toda a extensão da cordilheira propiciam oportunidades tanto para fotos como momentos de contemplação.

Deserto do Atacama, Chile

Este deserto árido é um dos lugares mais secos da face da Terra e oferece um panorama lunar único. Para quem aprecia percursos noturnos, as pistas que cortam a região permitem uma visão inigualável das estrelas partindo de um dos observatórios naturais mais prestigiados do planeta.

Patagônia, Argentina

A Patagônia é famosa por sua beleza intocada, lagos cristalinos e picos imponentes. Por essa e outras razões, é tão especial andar de moto nessa área de natureza preservada. Mas esteja preparado para enfrentar temperaturas gélidas.

Amazônia, Brasil

Aos aventureiros de espírito, uma viagem pela Floresta Amazônica garante a chance de explorar a selva e admirar uma abundância fantástica de vida selvagem nos trópicos. Quem é brasileiro sabe que a Amazônia dispensa propaganda turística. 

Machu Picchu, Peru

Uma visita à cidade perdida dos Incas é uma obrigação para qualquer viajante que admire a América do Sul: roteiro obrigatório! Os percursos de moto às voltas de Machu Picchu são sensacionais e asseguram imagens extraordinárias.

Desafios e recompensas

Vale ressaltar que as vivências sugeridas aqui não estão isentas de adversidades. Você pode encontrar rodovias em más condições, mudanças climáticas repentinas e, também, barreiras linguísticas. No entanto, essas questões fazem parte da aventura e são superáveis com estudo adequado e resiliência. Afinal, você não saiu de casa à toa, né?!

Por outro lado, as recompensas são inestimáveis. Nesses locais, você poderá ter uma conexão profunda com o ambiente e as populações nativas; conhecer monumentos incríveis ao longo do caminho; desfrutar de comidas deliciosas; e sobretudo presenciar cenários deslumbrantes que a maioria das pessoas só pode sonhar em ver.

Dicas para uma viagem segura

Equipamento adequado: use todos os itens de proteção possíveis, incluindo capacete, jaqueta, calças e botas específicas para piloto com itinerário. Além disso, leve peças sobressalentes e ferramentas para reparos.

Respeite as leis locais: esteja ciente das leis de tráfego e dos regulamentos de cada país que você estiver disposto a visitar. Lembre-se de que a legislação de trânsito não é universal. Portanto, muita atenção.

Comunique-se: se possível, aprenda pelo menos o básico do idioma do respectivo lugar ou leve um dispositivo de tradução simultânea para facilitar a comunicação, como, por exemplo, um aplicativo de smartphone.

Considere os imprevistos: tenha um plano de contingência e um kit de primeiros socorros para o caso de situações emergenciais. Isso é requisito básico para todo motociclista que deseja botar os pneus no asfalto.

Um mochilão de moto na América do Sul, sem dúvida, vai deixar lembranças inesquecíveis. Ao mesmo tempo, testará suas habilidades e capacidade de adaptação. Caso esteja pronto para uma jornada cheia de emoções e descobertas, inicie a partir de hoje o projeto da sua próxima aventura. As rotas sulamericanas aguardam!

Compartilhe

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.