READING

Livros essenciais para conhecer o mundo das duas r...

Livros essenciais para conhecer o mundo das duas rodas

O mundo das motocicletas se expande além das pistas, hoje podemos encontrar filmes, séries de televisão, documentários e em diversas outras mídias. O mundo das duas rodas pode ser encarado como um estilo de vida e para se aprofundar ainda mais nessa subcultura é necessário estudar.

Os livros são uma rica fonte de conhecimento, com eles é possível viajar para outras épocas, como o dramaturgo francês, Francis de Croisset, dizia: “A leitura é a viagem de quem não pode pegar um trem.” Por isso separamos alguns livros que farão você viajar sobre duas rodas.

Hell’s Angels: Medo e Delírio Sobre Duas Rodas – Hunter S. Thompson

Provavelmente, tudo que você conhece ou que você já ouviu sobre o mundo das gangues de motociclistas veio deste livro. Hunter S. Thompson foi um polêmico jornalista do século passado, ele criou o gênero gonzo, ou seja, o jornalista faz parte da história que ele está escrevendo.

O livro é polêmico até nos dias de hoje, nele Hunter fica por um ano ao lado dos temidos Hells Angels. Thompson foi testemunha de crimes e com palavras duras e doloridas ele conta o dia a dia dos integrantes do famoso grupo.

Regrado de sexo, drogas e violência, Hell’s Angel: Medo e delírio sobre duas rodas é um soco no estômago de todos nós. Um fato curioso é que Thompson foi espancado e quase morreu nas mãos da gangue e mesmo assim ele terminou o livro e publicou a obra em 1967.

Ghost Rider: A Estrada da Cura – Neil Peart

Publicado em 2002, Ghost Rider: A Estrada da Cura é uma obra sentimental escrita por Neil Peart, o baterista da banda canadense Rush. A proposta do livro é mostrar a solidão da estrada e da vida das pessoas por meio de um relato triste e real.

Durante o longínquo ano de 1997, Neil Peart perdeu sua única filha em um acidente de carro e meses depois sua esposa para o câncer. Sem esperança, sem fé e afogado na depressão Peart se tornou um fantasma. Para superar esse luto ele sai sem rumo em cima de sua BMW R1100GS, a fim de encontrar um novo propósito para sua vida.

Percorrendo do gelado norte do Alaska até o pequeno e quente território de Belize, na américa central, Peart detalha a aventura com uma riqueza de detalhes. Além de sua história de vida, o livro revela aspectos culturais de quase toda a américa do norte e central.

Mototerapia: Vencendo o Estresse Sobre Duas Rodas – Dinno Benzatti

Diferente dos outros livros apresentados até agora, Mototerapia: Vencendo o Estresse Sobre Duas Rodas não conta a história de uma pessoa, mas sim sobre a cultura das motocicletas. Escrito pelo jornalista e apaixonado por motocicletas, Dinno Benzatti, o livro foi lançado em 2015.

A obra traz roteiros turísticos pelo mundo, todos já realizados pelo Dinno Benzatti, e também conta um pouco sobre o surgimento e o impacto das motocicletas na cultura pop, como o rock `n` roll e a rebeldia dos anos 70.

Um dos aspectos mais interessantes do livro é a interatividade, durante a leitura, você pode encontrar alguns QR Codes que, ao escanear com o celular, o levarão para reportagens e vídeos.

Zen e a arte da manutenção de motocicletas: Uma investigação sobre os valores – Robert M. Pirsig

Escrito por Robert M. Pirsig e publicado em 1975, Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas é considerado uma epopéia moderna. Repleto de filosofia e questionamentos, a obra é uma autobiografia.

O livro traz uma viagem de moto entre o pai e seu filho durante as férias de verão. Uma aventura existencial que aborda temas delicados como a vida e a morte. O livro conta com documentos e entrevistas exclusivas em sua introdução.

Taqueopariu: O Outro Lado das Viagens de Moto – Guga Dias

O nome pode ser curioso, mas Taqueopariu – O Outro Lado das Viagens de Moto traz uma visão pouco romântica das aventuras. O livro traz todos os perrengues de seis viagens que o casal Guga e Elda Dias enfrentaram.

O livro traz seis histórias que não foram publicadas no site Diário de Motocicleta, o blog de Guga Dias, para evitar uma preocupação da família. O livro é bem humorado e traz uma aventura leve e sem glamour.

O Barbeiro e o Judeu da Prestação Contra Sargento da Motocicleta – Joel Rufino dos Santos

Escrito por Joel Rufino dos Santos, O Barbeiro e o Judeu da Prestação Contra Sargento da Motocicleta é uma novela publicada em 2007 e se passa um pouco depois da Segunda Guerra Mundial, onde um judeu que mora no Rio de Janeiro está envolto em um mistério.

Uma história envolta de crimes de guerra, conspirações e críticas sociais. Apesar de ser uma ficção, a obra traz assuntos que podem ser discutidos tranquilamente em uma mesa de bar. O livro é descrito como uma das melhores obras de Rufino dos Santos e é classificado como uma novela de amor sangue e subversão numa trama diabólica.

Bônus: Akira – Katsuhiro Otomo

Quem gosta do gênero Cyberpunk e de motocicletas logo vai se lembrar de Akira. A história gira em torno de Kaneda Shōtarō um punk que modificou sua motocicleta e lidera uma gangue.

A razão de Akira estar nessa lista é o fato que tanto no mangá (histórias em quadrinhos japonesas), quanto na animação, a motocicleta é um elemento importante na história.


INSTAGRAM
SAIBA MAIS SOBRE