Ducati volta a produzir motor monocilíndrico de estrada depois de 30 anos

 Ducati volta a produzir motor monocilíndrico de estrada depois de 30 anos

Superquadro Mono é, segundo a marca italiana, uma “nova referência” entre os componentes do mesmo tipo já fabricados

Trinta anos após o lançamento do lendário Supermono 550, a Ducati volta a produzir um motor monocilíndrico para a estrada: o “Superquadro Mono”, com o sistema Desmodromic e que a fabricante promete ser uma nova referência da categoria em termos de desempenho.

Concebido através da escolha minuciosa de materiais e componentes, o projeto equipa o modelo Hypermotard 698 Mono, tendo como base o propulsor Panigale 1299, – Superquadro de 1285 cilindradas que representa a evolução do bicilíndrico da marca italiana legalizado para as ruas.

Dele, a novidade herda o pistão de 116 mm de diâmetro; além do formato da câmara de combustão; das válvulas de admissão de titânio com 46,8 mm de diâmetro; das válvulas de escape em aço de 38,2 mm; e do próprio sistema Desmodromic.

Curiosidades sobre o Superquadro Mono

O nome de batismo Superquadro Mono faz referência à ligação mais curta de duas partes do motor, o diâmetro e o curso, que permite à motocicleta atingir velocidades de rotação típicas dos veículos de corrida. Igual a 1,86, essa relação é a mais extrema da categoria, graças ao curso de apenas 62,4 mm.

Já o diâmetro recorde de 116 mm possibilita a adoção de válvulas maiores, a fim de beneficiar a performance da moto, algo que a marca diz que jamais ocorreria sem o Desmodrômico, também usado nos modelos de MotoGP.

Esse sistema suplanta os limites impostos pelas molas das válvulas, viabilizando a elevação mais acentuada delas e, por consequência, uma aceleração superior. Para se ter ideia, o motor entrega a potência de 77,5 cv a 9.750 rpm, podendo chegar até 10.250 rpm.

De acordo com a fabricante, esses valores nunca haviam sido alcançados por monocilíndricos de estrada. O binário, por sua vez, como medida da força rotacional que o propulsor gera, declara 6,4 kgm a 8.000 rpm, cumprindo a homologação Euro 5.

“Na configuração de corrida com escapamento Termignoni, este monocilíndrico é finalmente capaz de atingir o incrível valor de potência máxima de 84,5 cv a 9.500 rpm”, informou a Ducati.

Especificações técnicas

  • Motor monocilíndrico vertical de 659 cm³;
  • Diâmetro por curso 116 x 62,4 mm;
  • Taxa de compressão 13,1:1;
  • Aprovação Euro 5+;
  • Distribuição desmodrómica por corrente mista;
  • Virabrequim assimétrico montado sobre rolamentos principais de diâmetro diferenciado;
  • Eixo de equilíbrio duplo contrarrotativo com função de controle para as bombas de água e óleo;
  • Embreagem multidisco em banho de óleo com função antiderrapante;
  • Lubrificação por cárter semisseco com bomba de distribuição e de recuperação;
  • Fornecimento de combustível através do corpo do acelerador de seção oval c/ diâmetro equivalente de 62mm;
  • Caixa de câmbio de seis marchas com possibilidade de montagem do Ducati Quick Shift (DQS) Up & Down;
  • Troca de óleo a cada 15.000 km;
  • Verificação e ajuste da folga das válvulas a cada 30.000 km.

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