Customização do escapamento esportivo é possível?

 Customização do escapamento esportivo é possível?

Alterações nas características da moto, como a colocação de um escapamento esportivo, podem ser arriscadas e até gerar multas

A adaptação de automóveis é bastante comum entre aqueles que, além de ter uma moto devido a sua utilidade, almejam personalizá-la com características exclusivas. Uma dessas modificações envolve a troca do escapamento por um esportivo. No entanto, é preciso ficar atento ás possíveis multas envolvendo essa customização.

Escapamento esportivo X convencional

Os escapamentos funcionam basicamente como um filtro, a fim de reduzir os danos causados ao meio ambiente ocasionados pelos gases poluentes que saem das motos. No entanto, a diferença entre o escapamento convencional e esportivo se encontra somente no coletor de escape. 

Ao substituir o escapamento por um mais sofisticado, há a melhora da captação dos gases, maior entrega de elasticidade ao motor e um ganho de potência ainda maior na roda. 

Além disso, vale ressaltar que o escapamento esportivo conta com um abafador. Com isso, a moto ganha um ronco mais grave sem deixar a desejar na redução de emissão de gases poluentes e na potência. 

Vantagens de utilizar o escapamento esportivo

Como o próprio nome já revela, a maior vantagem do escapamento esportivo está em agregar esportividade á moto. Por isso, a escolha por um escapamento desse tipo é ideal para o motociclista que deseja um ronco limpo e menos agressivo e menos ruídos na moto. Ainda, o veículo ganha um acréscimo de potência.

Ressalvas sobre o escapamento esportivo 

A principal dúvida dos motociclistas que desejam customizar sua moto e trocar o escapamento tradicional por um esportivo é com relação as normas impostas pelo CTB a respeito dessa prática. No Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não existem ressalvas com relação a escapamentos esportivos. Assim, não há motivos para aplicação de multas. 

De acordo com o Artigo 230, VII, conduzir o veículo com a cor ou característica alterada é considerado multa grave com medida administrativa de retenção do veiculo para regularização e pagamento de R$195,23 reais. 

No entanto, tratando-se do escapamento esportivo, as características do veículo não são alteradas. Além disso, o escapamento continua cumprindo a mesma função, não danifica o motor, mas, agora, conta com uma diferença de som, performance e materiais. 

Entretanto, o escapamento esportivo confere maior potência para o motor e isso pode tornar o motociclista mais suscetível a uma direção perigosa e atitudes no transito que geram multa, como a ultrapassagem dos limites permitidos de emissão de ruídos. 

Por isso, é fundamental estar atento a ultrapassagem de limite de ruídos ao dirigir em ambientes urbanos, em que o máximo permitido é de 95 decibéis.

Compartilhe