Conheça o Centro Cultural Movimento, acervo de motos em São Paulo

 Conheça o Centro Cultural Movimento, acervo de motos em São Paulo

Localizado no município de Socorro, o local é uma das novas atrações turísticas da cidade

Inaugurado em 11 de novembro deste ano, o Centro Cultural Movimento está sendo motivo de comentários entre entusiastas. Alocado na antiga estação ferroviária da cidade, o espaço conta a história do segmento das motos no Brasil.

Contando com um acervo fixo de motocicletas doadas e exposições temporárias, o ambiente é um verdadeiro museu de motos em solo nacional.

O município de Socorro é um centro turístico de fácil acesso e as estradas que chegam até lá são palco de motociclistas que passeiam pelo final de semana, tornando o acervo uma parada turística para estes que passam.

O projeto

Idealizado pelo jornalista Carlãozinho Coachman, antigo diretor de redação da Motociclismo e também curador do acervo, o projeto surgiu como sonho de criar um museu de motocicletas no Brasil.

Diversos patrocinadores e apoiadores como o Moto Classic Museum e a Abraciclo também abraçaram o projeto e atuam como mantenedores. A equipe também conta com o publicitário Mauro Letizia, o produtor Wladimir Candini e o gestor Ricardo Gramini. 

O acervo fixo

Dezenas de motocicletas, troféus de pilotos, roupas e equipamentos de pilotagem são alguns dos itens expostos no interior.

Com modelos do século passado utilizados na primeira e segunda guerra mundial, a Triumph Type H de 1915 e a BMW R35 de 1938, respectivamente, são destaques de motos atemporais.

Em algumas mais atuais, contamos com a popular Honda CG 125 de 1976 e uma Montesa Cota 247 de 1974, entre muitas outras motos em display. Há também um setor com bicicletas raríssimas, como a Caloi 10, lançada em 1976. 

Há também um acervo de campeões de troféus, como de Netinho, campeão Daytona de 1983 e Sequeira, campeão brasileiro de Motovelocidade de 1980.

Próximas exposições

O calendário do CCM já tem alguns eventos e exposições marcados para o mês de dezembro e o primeiro semestre de 2022. Confira a programação:

Dezembro

Nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, o Centro Cultural irá sediar o evento Hard In Help –  uma etapa do campeonato Brasileiro de Hard Enduro.

Na sexta-feira, a abertura da secretaria de prova para retirada de kits ocorre às 17h, na Chopperia Duas Rodas.

No sábado, um moto passeio pelo centro da cidade marca o desfile de motocicletas e tem seu início às 7h. Às 11h30 ocorrem os treinos e às 13h, o prólogo classificatório.

No domingo, a programação inicia às 6h com a retirada de GPS e rastros e às 7h ocorre a saída em comboio para a largada da corrida.

Além disso, também em dezembro, a exposição Duas Rodas e uma Nação está em cartaz e o livro que leva o mesmo nome será lançado.

Março 2022

Para março de 2022, por enquanto, está previsto o lançamento do documentário “Aconteceu em Daytona”. Mais informações serão divulgadas futuramente.

Maio 2022

Em maio de 2022, teremos o lançamento do livro “João ‘bike show’ Mendes”. Mais informações também serão divulgadas futuramente.

Junho a Agosto de 2022

Para o mês de junho de 2022, a exposição Hall da Fama MotoStory será inaugurada. Já inaugurando o segundo semestre de 2022, em agosto, a exposição Hall da Fama BikeStory será lançada.

Para 2022, também está previsto o Encontro Socorro Moto Classic, ainda sem informações divulgadas.

O espaço fica na Praça Rashid José Maluf, 83, em Socorro – SP. O horário de funcionamento é das 10h às 18h nas quartas e quintas-feiras; das 10h às 20h nas sextas e sábados e das 9h às 17h aos domingos.

O valor integral das entradas é de R$20 e as meias-entradas custam R$10.

Compartilhe