READING

Competições de moto que fogem do padrão

Competições de moto que fogem do padrão

Dos dias 17 a 19 de julho teria acontecido, nos Estados Unidos, na cidade de Minneapolis, o X Games, o maior evento de esportes radicais do mundo, que foi cancelado devido à pandemia. Nos últimos três anos  gerou cerca de 50 milhões de dólares. O X Games de verão conta com competições de skate, BMX, rally e moto.

A primeira edição foi realizada em1995, em Rhode Island. O evento é considerado os jogos olímpicos dos esportes radicais e premia os competidores com medalhas de oura, prata e bronze. A competição é conhecida por seus participantes trazerem novas manobras. O próprio X Games inova nas categorias, há competições de moto que foram inventadas para o evento.

Há as competições tradicionais, as diferentes e as curiosas. As que envolvem moto são: Super X, Speed & Style, Best Whip, Best Trick, Freestyle, Enduro X, Step Up e Adaptive.

A Super X é o tradicional Supercross, nesta competição os participantes correm e devem fazer a volta mais rápida em uma pista cheia de obstáculos como nas competições de motocross mundo afora. O Moto X Adaptive é a mesma competição, mas com pessoas com deficiência. A primeira aparição foi em 2008 e se tornou uma categoria fixa em 2009.

O Speed & Style entra nas diferentes. Nesta categoria não se trata apenas de chegar em primeiro. Durante a corrida também é levado em conta as manobras que os participantes realizam nos saltos. Cada manobra é contada e quanto melhor ela for mais tempo é reduzido do total, fazendo com que o piloto tenha uma volta mais rápida conforme os movimentos que faz.

O Best Whip pode ser considerada uma categoria clássica, bem antes do Freestyle os pilotos já faziam a “whip” ou entortada, que dava estilo às voltas.  A categoria está presente na competição desde 2006. Na prova o piloto acelera em direção a uma rampa que o projeta pro alto e o permite realizar a entortada.

O Best Trick premia os competidores que realizarem a melhor manobra, normalmente quem ganha faz um movimento inédito. A prova tem 14 anos, foi implementada em 2006, junto com o Best Whip. A prova consiste em uma reta que acaba em uma rampa que lança o piloto pra frente e pra cima, que é quando ele faz a “trick”.

A Enduro X foi implementada em 2017 nos X Games. Esta categoria é uma mistura de Enduro e Supercross. Os obstáculos na trajetória do Enduro são colocadas dentro de uma arena e os competidores não correm contra o relógio, mas aceleram um do lado do outro em baterias.

O Step Up é a prova mais curiosa de todas. Imagine um salto com vara, mas ao invés de ter uma vara em mãos, ter uma moto. Na prova, os competidores aceleram em direção a uma rampa que os lança pra cima e entre a rampa de saída e de chegada há uma barra que deve ser ultrapassada. O esquema é parecido com o do salto em altura ou salto com vara, conforme as marcas vão sendo ultrapassadas a altura vai aumentando. A prova acaba quando os competidores não conseguem passar de determinada marca e os juízes encerram a competição.


INSTAGRAM
SAIBA MAIS SOBRE