BMW apresenta duas versões da R 18

Lançamento é resposta da marca à Harley-Davidson

A marca alemã BMW apresentou duas novas versões de motocicletas baseadas na R 18. As big trails foram batizadas de R 18 Bagger e R 18 Transcontinental. Apesar de utilizarem o mesmo motor do modelo que foi inspiração, ambas possuem especificidades em relação ao design.

A R18 Bagger parece rumar em direção ao mercado americano, equipada com bolsas laterais. O painel possui uma tela TFT de 10,25 polegadas, que pode ser conectada com o sistema Android e IOS. Os defletores são destaques do modelo, nele são encontrados instrumentos analógicos como conta giros, velocímetro, indicador de combustível, reserva de potência e outros.

Na irmã de lançamento, R 18 Transcontinental, o design é incrementado com um baú traseiro – de 48 litros -,  que funciona como encosto para a garupa. A principal diferença no design em relação a Bagger é a altura do para-brisa. Na transcontinental, a peça é mais alta. 

Ainda existe a opção de instalar o sistema de som Marshall na Transcontinental. No entanto, um litro da capacidade do baú é subtraído. Na R18 Bagger, os auto-falantes se localizam atrás da carenagem. 

As duas motocicletas são equipadas com Big Boxer – o mesmo da R18 lançada em abril de 2021. O motor possui propulsor de dois cilindros de 1.802 centímetros cúbicos de capacidade. A 3.000 rpm, ele entrega 15,3 kgf.m de torque. Com arrefecimento a ar, auxiliado por radiador de óleo, o Big Boxer possui 91 cv de potência a 4.750 rpm. 

Outro ponto em comum é a capacidade do tanque de combustível: 24 litros. Além disso, outros equipamentos são encontrados tanto na Transcontinental quanto na Bagger. São eles: freio ABS como item de série, assistente para a ré e de partida, lâmpadas de LED, manoplas aquecidas, modos de condução selecionáveis, dentre outros.

Nos bastidores do lançamento da BMW está a disputa travada com a americana Harley Davidson. O lançamento da Pan America causou incômodo na marca alemã devido a semelhança com os modelos da linha GS. Desde então, a BMW resolveu lançar versões que parecessem com a linha Touring. 
A expectativa é que o lançamento oficial da R 18 Transcontinental e Bagger seja feito no festival Sturgis, nos Estados Unidos, marcado para acontecer do dia 6 de agosto a 15 de agosto. Os preços, em conversão direta para o real, ultrapassam os 100 mil. A partir de US$ 21.945 e US$ 24.995 para a Bagger e Transcontinental, respectivamente.


RELATED POST

INSTAGRAM
SAIBA MAIS SOBRE