As motos mais cansativas para pilotar

 As motos mais cansativas para pilotar

Pilotagem pode afetar a ergonomia do condutor, gerando maior esforço e cansaço físico; Saiba quais motos são mais propícias a essa condição

Ao comprar uma moto, devemos observar diversos aspectos que agradam quem irá pilotá-la e o formato e conforto da moto é um destes aspectos.

Além disso, em viagens longas de moto ou até mesmo na rotina do dia a dia no trânsito em cima da moto, a pilotagem torna-se algo cansativo.

A postura do motorista em cima da moto pode, a longo prazo, afetar sua saúde física. Assim, procurar uma moto que é mais confortável de se pilotar é ideal.

Os tipos de motocicletas

Há diversos tipos de moto no mercado atual para todos os gostos dos consumidores. Elas diferem, na maioria, em seu formato e são designadas para diferentes tipos de pilotagem.

Esportivas

Provavelmente o modelo mais desconfortável da lista, as motos esportivas são designadas para as competições.

O piloto anda com o tórax grudado na estrutura da moto, pernas flexionadas e as mãos esticadas no guidão, sendo uma posição extremamente desconfortável. 

Além disso, elas são produzidas com assentos mais firmes e recheados com pouca espuma, piorando o conforto do piloto ao se encaixar na moto e cansando se o passeio a ser realizado é longo, por exemplo.

Sport Tourings

Para quem gosta das esportivas mas preza pelo conforto, as Sport Tourings são uma alternativa. Elas possuem um posicionamento mais confortável para o motorista.

Elas ainda são super potentes, porém sua ergonomia é melhor para o piloto do que as esportivas, principalmente para quem a utiliza em longas viagens. Assim, o piloto dirige em alta velocidade e mantém sua postura correta.

Tourings

Se você procura tecnologia de ponta e conforto, as Tourings são a mistura perfeita. As motos são consideradas artigos de luxo e têm estofamento motociclístico extremamente evoluído e confortável.

Algumas contam até com encosto para braço que forma uma barreira, protegendo o piloto do vento e até mesmo em dias de chuva. Porém, seu valor pode ser muito alto e nada acessível para uma moto a ser utilizada no dia a dia.

Nakeds

As Nakeds são o meio termo entre as motos esportivas e as urbanas. Sua ergonomia é um pouco mais agradável e a pilotagem está entre uma pegada agressiva, porém, dentro dos limites.

Porém, sua aerodinâmica é quase nenhuma, ou seja, o piloto está sempre de cara com o vento e isso pode interferir um pouco na pilotagem.

Cubs

As Cubs são bem semelhantes às scooters, mas não são iguais. Motos como a Honda Biz, por exemplo, o piloto não anda totalmente sentado, mas sim “montado”.

Isso acontece por conta do posicionamento das pedaleiras, que se encontram fixadas lateralmente. Assim, o piloto encontra-se razoavelmente confortável.

Alguns modelos podem ter guidões muito baixos, o que pode tornar a pilotagem cansativa.

Scooters

As Scooters, muito semelhantes ao modelo acima, diferenciam-se na posição em que o piloto senta. Como nelas não há pedaleiras, quem pilota parece estar sentado numa cadeira com os pés em amplas plataformas.

Essa posição é, provavelmente, a mais confortável para os pilotos, principalmente ao se deslocar rotineiramente ou por longos períodos. 

Porém, algumas contam com guidões baixos e, motoristas mais altos podem sentir-se apertados nas scooters. 

Urbanas/City

As motos Urbanas são os modelos mais vendidos em solo nacional e são consideradas muito confortáveis e fáceis de pilotar. 

A ergonomia destas é pensada para que os braços e pernas fiquem esticados na medida certa, também sem flexionar muito. Além disso, os guidões são posicionados um pouco mais altos.

Trails

A seguir temos as Trails, que são consideradas as mais confortáveis de todas. Isso acontece porque nelas o piloto pode repousar os pés nas pedaleiras e não flexionar muito as pernas, deixando a postura dele correta.

Além disso, elas também contam com guidões posicionados mais altos e assentos com acolchoados mais confortáveis. Em modelos mais radicais, os bancos são mais finos.

Customs

Por fim, temos as Customs, que por mais que aparentam, podem nem sempre ser as mais confortáveis. Para melhorar isso, alguns acessórios como suportes para pés estão disponíveis no mercado. 

Geralmente, seus guidões são confortáveis, mas em algumas eles podem ser muito altos ou muito baixos, prejudicando a pilotagem. Além disso, elas não costumam ser aerodinâmicas.

Compartilhe

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.