A importância da troca do fluído de freio para a longevidade da sua moto

 A importância da troca do fluído de freio para a longevidade da sua moto


De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), a manutenção adequada das motocicletas pode diminuir em até 30% o risco de acidentes por falha mecânica. Por isso, para garantir a saúde do sistema, a troca do fluído do freio deve ser feita no máximo a cada dois anos, uma vez que ele é responsável direto pela segurança e estabilidade do sistema dos freios da moto.
 

Em um compromisso com o movimento e a segurança, Leandro Mello, recordista brasileiro de velocidade e embaixador da Tirreno, marca de soluções químicas da Moove, explica que o fluído de freio é o componente que atua como fluido hidráulico entre o pedal ou manete e os pistões da pinça de freio, transmitindo a força necessária para que as pastilhas pressionem o disco e reduzam a velocidade da motocicleta.
 

“A troca do fluído de freio é uma das manutenções mais baratas e, ao mesmo tempo, uma das mais importantes para a segurança do motociclista”, afirma Leandro. “Embora o recomendado seja fazer a troca a cada um ano, eu sempre sugiro substituir a cada seis meses, principalmente quando se compra um veículo usado. Nesses casos, é essencial trocar o óleo do motor e o fluído de freio logo de cara, porque você não sabe como foi feita a manutenção anterior.”
 

O piloto explica que o fluído de freio sofre uma deterioração natural com o tempo e com o uso, já que é o componente da moto mais exposto à umidade e às variações de temperatura. “Ele absorve umidade com facilidade, e isso reduz o ponto de ebulição do fluído”, diz. “Um DOT 4, por exemplo, suporta até 220 °C, enquanto o DOT 5.1 chega a 270 °C. Mas, conforme o fluído envelhece, esse ponto pode cair para 130 °C ou 140 °C. Nesse momento, ele entra em ebulição e o freio simplesmente some. É algo com que não se brinca.”
 

Veja também

Mitos e Verdades sobre Acidentes com Motocicletas

Honda CB750 Hornet 2026 resgata o DNA esportivo do modelo

Dicas sobre o fluído de freio

Seguindo sua experiência nas pistas, Leandro lista cuidados básicos que devem ser adotados em relação ao fluído de freio:

1. Não troque o fluído sozinho

Trocar o fluído sozinho pode ser um risco para a segurança do seu veículo. Ao levantar a tampa, a umidade do ar entra e se mistura com o fluido. Isso faz com que o fluido absorva a umidade do ar e forme pequenas bolhas de água que podem comprometer a eficiência do sistema de freios. O correto é levar o veículo a uma oficina especializada. “Só é necessário fazer uma intervenção imediata se o fluído estiver criticamente baixo; nestes casos, o motorista pode completá-lo sozinho, mas isso continua não sendo o indicado”, aponta Leandro.
 

2. Observe os sinais de que chegou a hora de trocar o fluído

Alguns sinais podem te indicar que o sistema da sua moto pode estar precisando de manutenção e, consequentemente, uma troca de fluído. Entre eles, destacam-se: uma falta de sensibilidade no manete ao ser pressionado; a sensação de que o freio está “borrachudo”; baixa eficiência na frenagem ou se encontrar óleo no chão e na moto.
 

3. Saiba o intervalo correto entre as trocas

Em geral, o fluido de freio deve ser trocado a cada 1 a 2 anos, dependendo do tipo de fluido e das condições de uso. Se você faz uso intenso da sua moto, em especial em lugares mais úmidos ou quentes, é possível que essa troca deva ter um intervalo mais curto. “Mas nada substitui o que está no manual do fabricante”, reforça Leandro. “É lá que você vai encontrar a recomendação mais certeira para o seu modelo específico.”
 

Sobre a Tirreno

Impulsionada ao ser adquirida pela Moove, companhia global de soluções em lubrificantes com atuação em mais de 10 países na América do Sul, América do Norte e Europa, em 2022, a marca Tirreno conquistou maior capilaridade na distribuição de seu portifólio reconhecido por uma ampla gama de produtos, que incluem: fluidos industriais, protetivos e de usinagem; fluidos automotivos, como aditivo de radiador e fluidos de freio, entre outros. A marca se consolidou como parceira de confiança nos setores automobilístico, siderúrgico, de autopeças e metalmecânico, destacando-se por atributos como o uso de tecnologia própria, a conformidade com rigorosas normas de qualidade e desempenho, a homologação de seus produtos pelas principais montadoras e o pioneirismo no lançamento de inovações.

Para mais informações, acesse o site: www.tirreno.com.br

Compartilhe

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.