Sabia que o lubrificante específico para moto surgiu no fim dos anos 70?

 Sabia que o lubrificante específico para moto surgiu no fim dos anos 70?

Foto: Pickpik

A história dos lubrificantes para motos é tão dinâmica quanto a evolução das motocicletas. Com a popularização das motos como meio de transporte ágil e eficiente, especialmente em centros urbanos, a demanda por produtos específicos para sua manutenção cresceu consideravelmente.

Desde a década de 70, a presença das motocicletas no dia a dia das cidades aumentou muito transformando o Brasil em um dos maiores mercados mundiais do veículo. Mas, ainda assim, as motos compartilhavam lubrificantes com os automóveis. Em 80, com a popularização das motos, a necessidade de formulações específicas se tornou evidente. 

Foi em 1978 que a Mobil™ desenvolveu o primeiro óleo lubrificante formulado exclusivamente para motos.  Projetado para proteger simultaneamente o motor, a transmissão e a embreagem, garantindo eficiência energética, redução de atrito e prolongamento da vida útil dos componentes mecânicos, essa inovação estabeleceu um marco na história do mercado.

Desde então, aprimorou o Mobil Super Moto™ 4T em 1982 e em 1983: desenvolveu uma fórmula especial para novos motores. Em 1996 iniciou treinamentos dedicados aos mecânicos de montadoras, garantindo manutenção precisa e eficiente dos motores. Em 2010 lançou o Óleo Genuíno 10W-30, base para a linha Pro-Honda, reafirmando o compromisso com a excelência e inovação contínua. 

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Quais as diferenças entre lubrificantes de carros e motos? 

Para entender a importância dos lubrificantes desenvolvidos exclusivamente para motos, o coordenador de capacitação e suporte técnico dos Lubrificantes Mobil™, Cesário Neto, explica as diferenças fundamentais em relação aos lubrificantes para automóveis. “A maioria das motos 4 tempos possuem sistema motor e transmissão acoplados, em que o lubrificante responsável pela lubrificação do motor também é responsável pela lubrificação do sistema de transmissão e embreagem. Por isso, o óleo deve garantir uma excelente lubrificação do motor, e ao mesmo tempo ter uma característica de fricção que evite o deslizamento (“patinação”) dos discos de embreagem. O uso de óleo para motores de automóveis, normalmente, provoca este deslizamento, pois foram formulados para diferentes condições de operação”, pondera Cesário, destacando também os seguintes pontos: 

Viscosidade: Quanto ao grau de viscosidade SAE, a orientação é sempre seguir a recomendação dos fabricantes. Temos observado nos últimos tempos uma tendência na redução da viscosidade e desenvolvimento de formulações mais modernas com o objetivo de proporcionar economia de combustível e garantir a proteção ao longo de um maior intervalo de troca. Isto se aplica para os automóveis e também para as motocicletas. 

Composição e aditivos: Lubrificantes automotivos são formulados para manter motores limpos, protegidos contra o desgaste e a corrosão, e otimizados para economia de combustível. As motocicletas exigem produtos com aditivação específica, pois as características são distintas de outros veículos, como: altas temperaturas e rotações, menor volume de óleo lubrificante, refrigeração a ar (motos de baixas e médias cilindradas) e maior potência específica. Estas características resultam em uma condição severa ao lubrificante, por isso, o uso de produtos com aditivação específica e com bases semissintéticas e sintéticas, que melhoram a capacidade de lubrificação e a resistência a oxidação do óleo em uso, trará benefícios como o aumento do rendimento da motocicleta e da vida útil dos componentes que serão lubrificados. 

Normas e certificações: Tanto para carros quanto para motos, os lubrificantes devem atender normas rigorosas como API e SAE para carros, e JASO e API para motos, garantindo que o óleo seja adequado às necessidades específicas de cada tipo de motor. 

 A importância de usar os lubrificantes específicos para motos 

 A linha de lubrificantes Mobil Super Motos™ abrange uma ampla variedade de formulações, desde minerais robustos até sintéticos avançados. Essa diversidade garante que cada moto receba a proteção necessária para um desempenho duradouro (4T 20W-50; 10W-30 MX e 10W-40; 15W-50; Synthetic 10W30, 10W40 e 15W50). Utilize sempre o óleo recomendado no manual do fabricante ou com classificação superior.

 Dicas para o uso adequado de lubrificantes para motos 

Vale destacar ainda algumas dicas importantes para garantir o máximo desempenho e maior vida útil do motor da motocicleta. “Escolha o lubrificante adequado conforme recomendação da montadora; mantenha intervalos regulares de troca de óleo e substitua o filtro conforme orientações; verifique o nível de óleo regularmente para garantir a eficácia do lubrificante em proteger e manter o motor funcionando corretamente”, conclui Cesário.

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