Vai envelopar sua moto? Saiba dos procedimentos e benefícios

 Vai envelopar sua moto? Saiba dos procedimentos e benefícios

Tecnologia das películas pode ajudar a manter a pintura da lataria por até 8 anos

Alguns proprietários de motocicletas gostam de customizá-las e uma das soluções arranjadas para realizar este procedimento é o envelopamento.

E, assim como o de carro, este tipo de envelopamento traz grandes benefícios para quem possui uma moto. Desse modo, separamos o que você precisa saber sobre envelopamentos:

Como funciona?

O envelopamento consiste em uma técnica de películas adesivas por cima da pintura da motocicleta.

Há diversos tipos de películas, mas, atualmente, a mais tecnológica do mercado é a SPF (Supreme Protection Film). Seu diferencial consiste em ser uma película que se auto regenera e ainda garante proteção contra raios UV.

Ela é composta por um filme de poliuretano com diversas camadas de quatro categorias: adesiva, central, de cobertura e de proteção.

A primeira camada garante a aderência de forma extremamente firme na superfície da moto e, ao mesmo tempo, permite a fácil remoção, sem deixar resíduos na lataria.

A segunda camada consiste na base forte, porém flexível. Aí é que está o poliuretano. Esta camada garante resistência aos impactos e, além disso, um aspecto uniforme.

A terceira camada é a segunda linha de defesa, também conhecida como PET, que protege a superfície da película na hora de manusear. Por fim, a camada de proteção faz jus ao seu próprio nome, sendo proteger a sua única proteção.

Os benefícios do envelopamento

O envelopamento de motos traz como principal benefício a proteção, seja ela contra grandes impactos ou para pequenos riscos na pintura.

A pintura pode sofrer danos seja por conta de arranhões, desgaste natural – como chuva, vento, pedras e etc – ou até mesmo pelo tempo que sua motocicleta fica exposta ao sol.

Por isso, algumas películas de envelopamento como a SPF possuem uma espécie de “filtro solar”, que protege a tinta da lataria contra os raios ultravioleta.

Por fim, arranhões nas películas tendem a sumir facilmente, por conta da sua elasticidade e das diversas camadas protetoras.

Cuidados a se tomar

Por mais que o envelopamento possa parecer uma tarefa fácil, é necessário que se vá a um profissional habilitado.

Isso porque o envelopamento tem técnicas que devem ser feitas apenas para quem já trabalha com isso e, se a película for colocada incorretamente, sua função não será completa da forma correta.

A qualidade da película também pode tornar-se um problema, visto que é uma película adesiva. 

Assim, se a película colocada em sua motocicleta é de baixa qualidade, pode acontecer de resíduos de cola grudarem na lataria da motocicleta e danificarem a pintura mais do que as causas naturais.

Além disso, não se pode esquecer que o envelopamento automotivo também serve para customizar sua moto e, consequentemente, mudar a cor de sua pintura.

Porém, de acordo com o Código Nacional de Trânsito, conduzir veículo com cor alterada sem informar o DETRAN é considerado infração grave e pode acarretar em multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na CNH.

Por isso, é importante sempre notificar o DETRAN e emitir os documentos necessários em caso de alteração na sua motocicleta.

Compartilhe