As motos com marcha ré já são realidade no mercado
Cada vez mais, novas marcas chegam às concessionárias para facilitar a mobilidade; conheça 4 modelos de destaque
Antes, o que era só uma ideia promissora, hoje, virou realidade. No mercado motociclístico mundial, tem se tornado cada vez mais frequente a produção de motocicletas dotadas de um recurso comum em qualquer automóvel: a marcha ré.
O principal objetivo das montadoras é fazer com que essa “inovação tecnológica” (em se tratando das motos) proporcione maior facilidade e segurança nas manobras, deixando a condução do veículo ainda mais acessível a todos os tipos de pilotos.
A inclusão da ré no segmento é uma demanda antiga de consumidores e usuários, especialmente aqueles que possuem mobilidade reduzida ou menor força física. De olho nisso, a indústria de duas rodas vem investindo pesado em tecnologias que possibilitam sua aplicação em motos de diferentes tipos.
Como funcionam?
Os modelos com essa marcha possuem um sistema mecânico ou eletrônico que permite a ré em baixa velocidade, facilitando o movimento em espaços pequenos, subidas íngremes ou locais de difícil acesso. A função pode ser acionada por meio de um botão ou alavanca, dependendo do sistema adotado pelo fabricante.
A novidade é especialmente vantajosa para pilotos urbanos, que geralmente enfrentam congestionamentos, e precisam estacionar em espaços apertados e saídas de vagas estreitas. Além disso, os veículos são projetados observando as necessidades de pessoas com autonomia limitada, dispensando auxílio externo para manobrar.
Dezenas de fabricantes renomados já lançaram exemplares com marcha ré, abrangendo diferentes categorias, como scooters, motos de turismo e off-road. A disponibilidade, porém, varia entre localidades. Conheça as 4 principais marcas:
Honda Gold Wing
A Honda Gold Wing é uma motocicleta de turismo de luxo que oferece a opção em questão. Ela é conhecida pelo conforto e o desempenho, sendo um modelo popular entre os motociclistas que adoram viagens de longa distância.
BMW K1600 GTL
A BMW K1600 GTL é outra moto voltada ao turismo que conta com a função. Além do sistema de ré, o exemplar é notavelmente conhecido por sua potência, tecnologia avançada e ainda por um conjunto de itens pensados para oferecer mais conforto ao ocupante.
Can-Am Spyder
A Can-Am Spyder é o único exemplar de três rodas da lista que apresenta a marcha ré. A motocicleta se destaca por proporcionar grande estabilidade e facilidade em relação à condução, sendo uma alternativa interessante para quem busca experiências diferenciadas – e com um pneu a mais.
Yamaha Star Venture
A Yamaha Star Venture é um modelo perfeito para aqueles que curtem pegar estrada e viajar. Tendo a ré como recurso principal, ela também se distingue pelo espaço de bagagem, a comodidade e as inovações que entrega. Sem dúvidas, se firma como uma escolha bastante atrativa para as longas distâncias.
Com a crescente demanda e os avanços técnicos, a expectativa é que novas opções de motos com essa funcionalidade sejam viabilizadas no mercado nos próximos anos. Ademais, é importante lembrar que existem mais opções de veículos do tipo à venda, pois o segmento está em constante evolução.
Para ter acesso a marcas e modelos específicos, recomenda-se consultar o catálogo de fabricantes e revendedores, que dispõem de informações ainda mais atuais sobre os exemplares com a ré, de acordo com cada país e região de interesse.
Compartilhe