Sucesso nas estradas, Gold Wing completa mais de 40 anos no mercado
A motocicleta está para o universo das duas rodas, assim como os carros de luxo estão para o universo automotivo
Se você é um amante ou entusiasta do universo das duas rodas, provavelmente você já ouviu falar deste clássico: a Gold Wing.
E sua invenção não foi à toa, não: Quando a Honda iniciou o projeto de criação deste modelo, a montadora japonesa queria construir, nada mais, nada menos do que “a melhor motocicleta de todos os tempos”.
Este título pode gerar opiniões controversas, mas a motocicleta ficou com um legado icônico na história que não pode ser negado. Por isso, hoje trouxemos a história do modelo e a trajetória de seu sucesso.
Os anos 70 e o início de tudo
O mercado de motos já estava se expandindo nos anos 70 e grandes nomes como a Kawasaki Z1, Vespa (e Lambretta) e Royal Enfield 750 Interceptor estavam em seu auge no mercado.
Além disso, motocicletas da própria Honda também faziam seu nome no universo das duas rodas, como o seu modelo CB 750. Assim, para impactar o mercado, a Gold Wing era uma das maiores apostas da marca.
Nasceu então a ‘Rainha das Rainhas das motocicletas’ em 1974, superando o título de realeza da Rainha CB750. A motocicleta dava início a um novo gênero no mercado, superando a concorrência.
O protótipo foi criado por Shoichiro Irimajiri, projetista de motores para a Fórmula 1. A primeira versão contava com um motor de seis cilindros opostos na horizontal acoplado a um eixo de transmissão.
A máquina tinha um centro de gravidade muito baixo, mas sua largura impedia que ela tombasse em curvas de desempenho. Mesmo assim, a moto entregava 220 km/h, equivalente a um Jaguar XKE da época.
As atualizações
Na versão lançada para o ano de 1974, o protótipo foi alterado para um motor mais curto, com quatro cilindros, câmbio de cinco velocidades e um diferencial: um alternador de engrenagem para reduzir os efeitos de torção na moto.
Assim nascia a pioneira Honda Gold Wing GL1000, nomeada a partir das asas douradas do logotipo da marca.
Apenas cinco anos depois, a Gold Wing ganhava sua primeira atualização e tornava-se a GL1100, com maiores cilindradas, torque e potência.
Assim como a primeira, esta versão também contava com um diferencial, o qual agora era o inédito sistema de ignição eletrônico, além de suspensão a ar, assento ajustável e redução nas relações de transmissão.
No início dos anos 80, versões como a Interstate, a GL 1100I, GL 1100A e GL 1200 eram criadas e o público dava cada vez mais atenção às diferenciadas motocicletas.
Em 1987, a ideia do protótipo de 6 cilindros era finalmente aceita e adaptada na versão GL 1500. Em 1991, a versão 500.000 era fabricada e, apenas 5 anos depois, em 1996, a versão 1.000.000 era produzida. O sucesso era inegável.
Nos anos 2000, a Gold Wing foi recebendo atualizações cada vez mais modernas e futuristas em sua linha, ganhando atribuições como GPS e freios ABS.
Atualmente, o modelo ainda é referência na categoria de motos Touring no Brasil e está disponível em duas versões: Gold Wing e Gold Wing Tour.
Ambas estão mais compactas e leves, possuem motor de 6 cilindros que pode ser ajustado em 4 modos eletrônicos e sistema Start&Stop.
Os 126 cv de potência e 17,34 kgfm de torque das motos Gold Wing podem ser encontrados por, pelo menos, R$ 142.015,00.
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1 Comment
Parabéns pra mim é a melhor moto de todos os tempos pena que não tenho condições de comprar um abraço 🙏👍