Saiba qual o tipo de óleo mais adequado para a sua moto
Confira os diferentes modelos existentes no mercado e descubra o que se encaixa melhor em sua procura
O óleo lubrificante tem muitos papéis, como conferir a lubrificação das peças, evitando o atrito entre elas. Ele também impede que as partes mecânicas da moto sofram desgaste. O produto, portanto, prolonga a vida útil da sua motocicleta.
Uma observação muito importante é que nunca se deve misturar tipos de óleo, nem usar óleos feitos para carros em motos.
Tipos de óleo lubrificante para motocicletas
Existem três tipos de óleo e é importante diferenciá-los porque cada um foi projetado para um tipo de motor. Eles são: mineral, sintético e semissintético.
Óleo mineral
O óleo mineral é produzido através do petróleo. Ele consegue desempenhar uma boa função em motores que estejam com condições razoáveis. Esse tipo de óleo é uma opção mais barata comparada às outras e tem menos intervalos em suas trocas.
Óleo sintético
O óleo mais recomendado para os motociclistas é o sintético, já que é produzido com a intenção de melhorar o desempenho da moto. Pode ter mais custo por conta disso, mas serve para qualquer motor. Esse óleo possui vantagens como reduzir o consumo do combustível e do óleo, viabilizar um maior intervalo entre as trocas e ter uma maior resistência à deterioração.
Óleo semissintético
O óleo semissintético é uma mistura da base sintética com o óleo mineral. Essa é uma ótima escolha para quem busca melhor qualidade em relação aos óleos tradicionais e não quer gastar muito.
Especificações
Conheça também as especificações para os óleos lubrificantes e como lê-las no rótulo do produto.
SAE
O SAE é um indicador de viscosidade que se encontra na embalagem do produto. Há dois números separados pela letra “W”, representando “winter”, inverno em inglês.
Tomando como exemplo o 5W40, o “5” indica o nível de viscosidade do óleo em baixas temperaturas. Quanto mais baixo esse número, mais fluido o produto será.
Já a posição onde o número 40 se localiza, informa a viscosidade do óleo em temperatura próxima a 100°C, isto é, quando o motor estiver em funcionamento. Quanto maior esse número, mais espesso o óleo será em altas temperaturas.
Para saber o ideal para sua moto, consulte o manual do veículo.
API
O indicador de desempenho, o API, informa o comportamento do óleo em temperaturas exageradamente altas ou baixas. É representado por uma sigla formada pela letra “S” e outra em seguida. O que determinará a segunda letra é a qualidade do óleo. Quanto maior for a posição dela no alfabeto, melhor é o desempenho do produto. A indicação mais moderna é a SN.
ACEA
Indicador dos fatores técnicos da composição representado por uma letra (A/B, C ou E), seguida de um número. A letra indica a classe e o número a categoria. Os números dividem os óleos de acordo com os requisitos de diferentes motores.
Já as letras correspondem aos seguintes tipos de veículos:
- As letras A/B, sempre colocadas em conjunto, se referem a veículos leves movidos a gasolina e diesel. Exemplo: ACEA A3/B4.
- A letra C é para veículos leves com filtro de partículas e movidos a diesel. Exemplo: ACEA C3.
- A letra E se refere aos veículos pesados movidos a diesel. Exemplo: ACEA E7.
Ademais, se houver um número após essa classificação seguido de um hífen, isso irá significar o ano de implementação.
Como escolher o óleo certo?
Observar o manual do proprietário é a primeira coisa a se fazer. Ele indica qual óleo é indicado para cada modelo e motor. O condutor deve se atentar às especificações, principalmente às SAE e API.
A primeira indica o nível de viscosidade. Quanto menos viscosidade, menos espesso o óleo é. Óleos com viscosidade mais baixa são recomendados para motores novos e os mais espessos para motores mais antigos.
Quando verificar o estado do óleo e trocá-lo?
Antes de tudo é interessante sempre ter o manual do proprietário em mãos, principalmente se o condutor da moto desejar checar a condição do óleo sem a ajuda de um profissional.
O manual de cada modelo indica o tempo correto para fazer essa verificação, mas, no geral, é recomendado trocar o óleo a cada seis meses, por conta da validade. Ou depois de 3.000 quilômetros rodados.
A manutenção preventiva é essencial e muito importante para identificar e prever possíveis problemas que a situação e quantidade do óleo lubrificante podem causar.
Como descobrir o nível do óleo?
Para descobrir o nível do óleo, esquente o motor por aproximadamente três minutos e depois desligue. Retire o medidor de óleo da moto e limpe com um pano. Com a moto em posição vertical em um lugar plano, coloque o medidor no tanque de óleo sem rosqueá-lo.
O nível de óleo deve estar entre as duas marcações de mínimo e máximo. Caso o óleo esteja acima ou abaixo do que deve, o motor terá problemas.
Se estiver próximo ou abaixo da marca de baixo, coloque o óleo adequado até a marca de cima.
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