Entenda por que pneus de moto são mais caros que os de carro
Pneus de moto podem custar até o dobro do que os convencionais desenvolvidos para carros
Os pneus são o único contato do veículo com o solo e, por isso, precisam estar sempre em boas condições para garantir a segurança do piloto ou motorista.
Porém, de forma geral, o custo de pneus para os donos de motos acabam sendo muito maiores do que o dos que pretendem trocar os pneus de seu carro, principalmente quando se tratam de motos médias e grandes.
Diversos motivos contribuem para esta alta de preço, como a engenharia e tecnologia utilizadas na fabricação dos pneus e também dos materiais utilizados na produção de ambos.
Assim, além da divergência nos preços, a composição, função e montagem de cada pneu também são diferentes.
Diferenças entre os pneus
Uma das principais causas da grande diferença de valores dos pneus de moto é a composição do pneu. Os pneus de carro são feitos de apenas um composto em toda sua estrutura, sendo geralmente uma mistura de borracha, petróleo, aço e poliéster. Já os pneus de moto são feitos de dois ou três compostos diferentes.
O desenho dos pneus também difere: os pneus de carro costumam ser mais quadrados e podem ser utilizados em qualquer uma das rodas do veículo.
Já os pneus de moto têm desenho mais arredondado para que, em casos de curvas, o pneu ainda mantenha sua aderência.
Além disso, eles são designados especificamente para qual roda irão. Os pneus dianteiros servem para a posição direcional e os traseiros, para tração.
O motivo do alto custo
Por conta dos elementos citados acima, o alto custo dos pneus de moto são justificados pela mão de obra utilizada em sua produção. Por exigirem mais compostos e maior tecnologia, seu preço normalmente aumenta.
Comparados à durabilidade dos pneus de automóveis, os pneus de moto podem parecer mais caros ainda: enquanto os primeiros duram entre 30 a 40 mil quilômetros, os de pneu têm uma média de duração de 15 a 22 mil quilômetros.
Assim, os pneus de motos médias ou grandes têm menos volume e exigem uma maior mistura de componentes, exigindo maior custo de produção e quantidade de matéria-prima.
Quando falamos de preços, os pneus para motos com baixas cilindradas podem ser encontrados na média de 150 a 200 reais. Já os das motos maiores podem ser encontrados na média dos R$ 700.
Assim, com um custo fora de orçamento para diversos pilotos, alguns decidem realizar uma prática totalmente errada e utilizam pneus de carro em sua moto.
Por que não se pode usar pneu de carro em moto?
A prática é muito comum e, num modo geral, nem a estabilidade nem o comportamento da moto são alterados ao utilizar pneus de carro.
Porém, ao utilizá-los, a aderência da moto pode ser alterada por conta de seu formato mais quadrado. Além disso, a diferença na largura do pneu e do aro podem causar deformações e desgastes irregulares.
Os núcleos dos talões também podem ser rompidos por conta do excesso de pressão de inflação na hora da montagem e a vida útil dos pneus é consequentemente reduzida.
Além disso, os pneus de moto precisam ser trocados em pares – ao contrário dos de carro – pois ambos desgastam da mesma forma.
Por isso, não somente a engenharia dos pneus de moto os deixam mais caros, mas também por serem pensados e desenvolvidos visando especialmente a dinâmica da motocicleta.
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