Transmissão da motocicleta: como funciona e como cuidar da forma correta?

 Transmissão da motocicleta: como funciona e como cuidar da forma correta?

As transmissões levam a potência do motor para a roda traseira

As motocicletas possuem diversos sistemas e componentes que estão constantemente trabalhando para manter a boa performance do motor, seja na cidade ou em longas estradas. E um destes sistemas é o de transmissão, que tem a funcionalidade de levar a potência do motor para a roda traseira com maior eficiência por meio da corrente. 

Porém, cada montadora conta com tecnologias e características diferentes na hora de criar suas motocicletas. Assim, há mais de um tipo de sistema de transmissão. Nesta matéria, mostraremos quais tipos de transmissão de moto existem e como eles funcionam, além das manutenções necessárias de tempos em tempos. Confira:

Os tipos de transmissão

Na hora de comprar uma motocicleta, as opções disponíveis no mercado podem contar com três tipos diferentes de transmissão – e todas elas realizam a mesma função. São elas:

Corrente

Corrente de moto

As transmissões de corrente são as mais comuns por dois fatores: o primeiro é o baixo custo de produção para as montadoras e o segundo é que este sistema esquenta menos, principalmente em motos mais potentes.

Além da corrente, ela conta com outras peças em seu funcionamento, como a coroa e o pinhão. Porém, as correntes costumam acumular mais sujeira e, consequentemente, rodar fazendo mais barulho, precisando de manutenções periódicas em curto tempo.

Correia dentada

Mecânico mexendo na correia dentada de uma moto

Já este tipo de transmissão costuma fazer parte de motocicletas maiores (a partir de 250cc) e principalmente nas motos custom.

Ao invés de conter a coroa e o pinhão, as correias trabalham com a ajuda de duas polias e são feitas de borracha, tendo maior durabilidade que as correntes.

Cardã

Cardã de uma moto

Por fim, o sistema de transmissão de cardã funciona por meio de um eixo, assim como nos carros de tração traseira. Este leva a potência até a roda de maneira silenciosa em motos de altas cilindradas. Como é um sistema totalmente fechado, não acumula sujeiras e precisa de menos manutenções e limpezas. 

Como elas funcionam?

Em todos os tipos de transmissão, há alguns componentes específicos em comum que fazem parte de seu funcionamento. São eles: a embreagem acoplada ao motor, caixa de transmissão (câmbio), eixo de transmissão, diferencial e os semieixos.

Transmissão de uma moto

Na embreagem, alguns componentes menores fazem parte dessa função principal de potência. Entre eles estão:

  • A campana, que fixa os discos e proporciona maior força no motor;
  • O platô, que intermedia o câmbio e o motor;
  • Os discos, ligados ao câmbio por meio dos eixos e separados por um separador de discos;
  • O cubo, que fornece força em conjunto com as molas.

As motocicletas possuem transmissões desenvolvidas para 4 ou 6 marchas, que são engatadas por meio de alavancas que movem os garfos que ficam dentro da transmissão.

As marchas são passadas pela embreagem, que conecta e desconecta o câmbio e o motor da moto, trocando as marchas.

A manutenção preventiva

As motocicletas, assim como os carros, precisam de manutenções periódicas para manter a sua vida útil e potência em diversos componentes e, com a transmissão, isso não é diferente.

Para cuidar da transmissão de uma motocicleta, alguns cuidados simples são necessários como a limpeza das correntes e correias e, principalmente, a troca de óleo.

Nas motos que utilizam a corrente, por exemplo, a manutenção regular é entre 25.000 e 35.000 km rodados. Já nos modelos com correias, esta durabilidade aumenta, chegando a rodar até 100.000 km antes de realizar uma troca.

Por fim, nas motos com cardan, ainda é necessária a troca, mesmo com sua alta durabilidade. O piloto sentirá a necessidade quando a peça estiver fazendo alguns ruídos incomuns.

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