READING

Tem dúvidas sobre multas em motos? Confira detalhe...

Tem dúvidas sobre multas em motos? Confira detalhes sobre as mais variadas infrações

Descubra as penalidades aplicadas devido às infrações realizadas por motociclistas

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), determina normas, delitos e punições para motoristas e outras pessoas envolvidas nesse sistema. O CTB também confere os deveres para as autoridades envolvidas com o trânsito. 

Há um documento que possibilita o tráfego de veículos. Esse documento é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ela deve sempre estar com o condutor e já se encontra disponível na forma digital para que o motorista não corra o risco de não estar com a CNH em mãos caso seja parado por alguma autoridade.  

Em caso de algum descumprimento da lei, a CNH do condutor perde pontos. Se a carteira chega em 20 pontos descontados em um ano, o motorista tem sua carteira suspensa.

Se a CNH for suspensa, o motociclista deve ficar sem dirigir o tempo determinado. Caso contrário o documento pode ser cassado.

Alguns exemplos de infrações específicas

Dirigir sem capacete 

O artigo 54 do Código de Trânsito Brasileiro fala sobre as medidas de segurança ao conduzir uma motocicleta. Isto é, de acordo com esse artigo, o motorista sempre deve estar de capacete afivelado corretamente com selo do Inmetro e dentro da validade. As outras vestimentas exigidas pelo Conselho Nacional de Trânsito também não podem ser esquecidas. 

Se houver um passageiro na moto, ele também deve seguir essas regras.

Avançar no sinal vermelho 

Considerada infração gravíssima, desrespeitar o sinal vermelho é algo muito presente no dia a dia de ruas movimentadas quando os motoristas estão com pressa. Descumprir essa norma é algo muito perigoso e que pode gerar acidentes. 

Excesso de velocidade 

Essa infração é uma das infrações mais cometidas no Brasil, por condutores de vários tipos de veículos. O artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro determina as multas para diferentes situações.

Fazer manobras e malabarismos

Muitos motociclistas fazem manobras perigosas enquanto dirigem. Equilibrar a moto em uma roda só é uma delas e é considerada infração gravíssima com suspensão da CNH, de acordo com o artigo 244 do CTB. 

O artigo 175 faz menção a outros tipos de manobras perigosas, como por exemplo a derrapagem. Nesse cenário a multa é multiplicada em 10 vezes, o condutor perde o veículo e a CNH é suspensa.

Infrações gravíssimas 

Das infrações ditas anteriormente, algumas são consideradas gravíssimas:

  • Conduzir motocicleta sem capacete, óculos de proteção e vestimenta adequada
  • Realizar malabarismo ou manobras perigosas
  • Passageiro sem capacete ou fora do banco da moto

Outras infrações consideradas gravíssimas são:

  • Transportar criança com menos de sete anos na garupa
  • Dirigir com os faróis apagados 

Todas essas infrações têm como penalidades: multa, suspensão do direito de dirigir e suspensão da CNH. 

Como verificar suas multas 

Para checar se seu veículo sofreu alguma multa e pagá-la dentro do prazo, entre no site do Detran do seu estado ou no Denatran. Em seguida, vá para o setor “infrações”. Nesse espaço do site estão localizados os serviços relacionados às multas. 

Acesse o serviço “Consulte as multas, débitos e confira os dados completos do seu veículo”. A partir disso é só colocar os dados solicitados e verá as multas aplicadas ao seu veículo.


INSTAGRAM
SAIBA MAIS SOBRE