Suhai Seguradora divulga pesquisa exclusiva sobre mulheres motociclistas

 Suhai Seguradora divulga pesquisa exclusiva sobre mulheres motociclistas

Intitulado “Elas & as Motos”, estudo entrevistou mais de 2.400 pilotas entre 18 e 65 anos; confira

Com foco no público feminino, a Suhai Seguradora, empresa brasileira especializada em seguros automotivos, lançou o estudo “Elas & as Motos: Universo Invisível das Motociclistas Brasileiras” em parceria com a Scopo Consumer Insights.

A pesquisa foi realizada com 2.410 mulheres habilitadas entre 18 e 65 anos e apresenta um panorama completo sobre o setor do ponto de vista feminino, abordando tanto frentes quantitativas quanto qualitativas, além das motivações que levaram essas mulheres a terem e se apaixonarem por motocicletas: suas visões, opiniões, entre outros temas.

Para oferecer mais profundidade e insights a respeito do dia a dia delas, a empresa também conversou com participantes do grupo ‘Aceleradas’, um dos maiores movimentos de mulheres motociclistas e garupas do país.

Vivência e ponto de vista das mulheres motociclistas

“Para nós, este estudo tem um significado especial. Ele foi pensado para trazer à discussão a vivência e o ponto de vista das mulheres motociclistas. Foi idealizado e executado por mulheres e nasceu com a missão de compreender um público que cresce a cada ano, mas sobre o qual se tem pouca informação disponível”, comenta a diretora de marketing da Suhai Seguradora, Janaína Iziquiel. 

“Nosso objetivo é dar voz a essas motociclistas, entendendo suas experiências, desejos e desafios em um mundo ainda dominado por homens. Como seguradora referência em seguros para motos, queremos usar esses insights para entender como podemos melhorar continuamente nossos produtos e fortalecer o relacionamento com nossas clientes mulheres”, completa.

Principais achados da pesquisa

O material mostra que 56% das mulheres habilitadas no Brasil usam suas motos diariamente. Ao longo dos últimos 10 anos, o número de pilotas de motocicletas cresceu 77%, segundo números da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). 

Para as entrevistadas, deslocamento (53%) e lazer (38%) são os principais motivos que as levam a andar de moto todos os dias. Elas preferem usar o veículo por conta da rapidez e praticidade na mobilidade diária, além da economia que o meio de transporte proporciona.

Machismo na estrada

Outro dado apresentado na pesquisa é que 47% das mulheres afirmam que já tiveram sua capacidade de pilotagem questionada apenas por serem mulheres. Além disso, 46% consideram o universo das motos excessivamente masculinizado. 

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), 35% dos habilitados no Brasil em 2021 eram do gênero feminino. Essas pessoas alegam sofrer com o machismo estrutural das ruas e sentir o preconceito de homens quando eles identificam uma mulher por baixo do capacete.

Percepção das marcas e produtos direcionados

Quanto ao mercado de motociclistas, 63% das participantes dizem que, nos últimos anos, as marcas passaram a enxergar mais as mulheres condutoras. No entanto, 84% ainda acreditam que faltam produtos pensados especialmente para elas. 

“Esse recorte da pesquisa é um sinal de que as marcas precisam olhar mais para o público feminino e aqui na Suhai sempre buscamos ouvi-las. Esse estudo é uma prova disso”, declara Janaína.

Distribuição regional das motociclistas

O material ainda aponta que a maioria das mulheres que pilotam moto está na região Sudeste (42%). Em seguida, aparecem as regiões Sul (22%); Nordeste (15%); Centro-Oeste (13%); e Norte (9%).

Assista à entrevista exclusiva que a TV Mobility, nosso canal parceiro no YouTube, fez com a diretora de marketing durante o Festival Interlagos 2024, ocorrido em junho.

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