Sete problemas que sua moto pode apresentar no dia a dia e como resolvê-los

 Sete problemas que sua moto pode apresentar no dia a dia e como resolvê-los

Problemas nas motos podem se apresentar tanto por falta de lubrificação quanto na fiação da motocicleta

Independente da frequência e dos tipos de solo que você usa sua motocicleta, se você é um bom dono e realiza diversas manutenções preventivas ou não, as motos possuem uma mecânica complexa e ainda assim podem apresentar defeitos.

Porém, a probabilidade destas irregularidades surgirem quando há a direção incorreta de sua motocicleta, como alguns maus hábitos de trânsito e peças mal cuidadas, é muito maior e alguns podem aparecer sem que você perceba.

Por isso, listamos 7 dos problemas mais comuns nas motocicletas, assim como suas causas e como resolvê-los.

1 – Cabos de embreagem

Imagem de cabo de embreagem

Eles são um componente bastante visível da moto, principalmente por estar localizado próximo ao guidão. Ainda que seja muito difícil que eles se rompam, é comum que seu comprimento possa apresentar problemas. 

Se for muito longo, por exemplo, a embreagem pode não ser acionada e a troca de marchas é atrapalhada. Assim, quanto mais você forçar essa mudança de marcha, mais a peça se desgasta.

Então, como resolver esse problema? Simples: a regulagem é feita utilizando apenas duas ferramentas, podendo ser realizada em casa ou pelo mecânico apertando a rosca reguladora e a contraporca, até atingir o tamanho ideal do cabo.

2 – Corrente da transmissão solta ou danificada

Este problema, diferente do acima, é mais comum do que imaginamos. Devido ao uso constante da motocicleta e do desgaste da peça, a corrente de transmissão apresenta defeitos, principalmente quando está seca.

A solução também é simples: basta as manutenções preventivas necessárias, como a troca de óleo no tempo correto e a atenção do condutor na peça para trocá-la caso esteja quebrada.

3 – Nível do óleo do motor

Ainda falando sobre as trocas de óleo, outro problema comum nas motos é quando o piloto não se atenta ao nível de óleo do motor e ao tempo necessário para essas trocas.

Assim, quando ele está num nível baixo, o funcionamento do motor é comprometido e outras peças – como o pistão, os rolamentos e os anéis – podem ‘pagar o pato’, também sendo danificadas.

Este problema é um pouco mais complicado de se resolver quando as peças estão danificadas, pois elas precisarão ser trocadas. Caso contrário, apenas a troca do óleo já resolve essa questão.

4 – Problemas nas velas de ignição

Homem segurando uma vela de ignição

Assim como nos veículos de quatro rodas, as velas de ignição da moto também são responsáveis pela combustão inicial do motor. Desta maneira, se elas estão falhando ou queimadas, o motor também irá falhar.

Porém, estas peças são componentes que possuem uma vida útil já limitada. Por isso, a resolução deste problema é troca das antigas por novas.

Apesar disso, é sempre bom verificar se o problema está mesmo nas velas ou em outros componentes, como baterias e cabos elétricos.

5 – Defeitos na injeção eletrônica

Este pode ser considerado um dos problemas mais comuns nas motocicletas. Visto que a injeção é a responsável por dosar o tipo de combustível que está no tanque, a falha desta peça pode também interferir no desempenho do motor.

Apesar de simples, este erro só pode ser resolvido por mecânicos especializados, já que se trata de um componente eletrônico e, caso não seja tratado, o motor pode perder sua potência.

6 – Mal funcionamento dos freios

Piloto freando a moto

Este problema, além de comum, é um dos que deve ficar sempre no radar dos pilotos, pois os freios fazem parte da garantia de segurança no trânsito. Além disso, essa questão pode se apresentar de diferentes formas, como vazamento do fluido ou desajustes no pedal.

Em ambos os casos, é importante levar sua motocicleta ao mecânico, tanto para efetuar a troca do fluido de freio, quanto para apertar ou afrouxar o pedal.

7 – Problemas nas lâmpadas

Por fim, um dos problemas mais comuns – e também mais ignorados – são nas luzes da motocicleta, como os faróis e setas.

A causa mais comum é a vida útil das lâmpadas, que podem queimar devido ao alto uso ou o contato com a água da chuva. Apesar disso, é importante verificar se o problema não está na elétrica da moto, como curtos circuitos e sobrecargas dos fios.

Por fim, a solução também é visitar um mecânico de confiança, principalmente se você já trocou lâmpadas demais e o problema permanece.

Compartilhe

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.