São Paulo registra queda no número de acidentes de trânsito
Faz parte cair pelo menos uma vez quando se anda de moto há muito tempo, mas uma coisa é certa: ninguém quer a última nem a primeira vez. Mesmo motociclistas experientes e cautelosos estão sujeitos a uma queda porque algumas vezes não está ao alcance dele evitá-la, entretanto, muitas vezes a diferença entre seguir viagem, tomar um susto e o chão está na ponta dos dedos.
Quando se trata de acidentes, há dados de sinistralidade rodoviária de Portugal que constatam queda no número de acidentes e comparam o primeiro semestre de 2019 com o mesmo período de 2020. Em 2019, no país lusitano houveram 17.409 acidentes com vítimas, 260 com vítimas fatais, 1161 feridos graves e 20.956 feridos leves. No primeiro semestre de 2020 houve uma queda de 30,8% nos acidentes com vítimas, 32,3% nas vítimas fatais, 25,9% nos feridos graves e 33,4% nos feridos leves, os números ficam em 12.049, 176, 860 e 13.956 respectivamente.
Em Portugal a diminuição no número de acidentes soma 12.751, menos 5.360 no número de acidentes com vítimas, 84 na quantidade de vítimas fatais, 301 no total de feridos graves e 7.006 na soma de feridos leves. O relatório de sinistralidade rodoviária feita pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) revela também os climas mais críticos. A maioria dos acidentes ocorre com o tempo bom, a soma chega a 13.974 em 2019 contra 9.606, em 2020. O tempo que mais ocorre acidentes fora o tempo normal é o chuvoso, 2.533 ocorrências em 2019 e 1.749 em 2020. Com registro de diminuição de 31,2% para o tempo bom e 31,0% para o tempo chuvoso.
Fora esses dois tipos de tempo foi observado diminuição de incidentes com a ocorrência de vento, neve e granizo, mas aumento durante nevoeiros. A incidência de vento causou 13 acidentes em 2019, enquanto a neve 7 e 25 a chuva de granizo. Para os 3 houve queda, de 13 para 11 em dias de vento, de 7 para 1 em neve e de 25 para 2 com granizo. Em 2019, durante nevoeiros houve 89 acidentes contra 107 em 2020, com aumento de 20,2%.
O relatório também pontua a natureza dos acidentes e os dias da semana em que mais ocorrem. Tanto em 2019 quanto em 2020 os dias que mais e menos acontecem acidentes são os mesmos: sexta-feira e domingo. Em 2019 foram registrados 2.626 incidentes na sexta e 1.997 no domingo, enquanto em 2020 houveram 1.857 e 1.532 respectivamente nos mesmos dias. São 3 os tipos de acidentes constatados, que somam 16.668 em 2019 e 11.501 em 2020, são eles em ordem decrescente de incidência: atropelamento, colisão e saída da pista.
Os relatórios feitos no Brasil pelo DETRAN não são tão amplos nem têm tanto detalhamento quanto os feitos pela ANSR, a falta de um estudo feito em âmbito nacional dificulta o levantamento de informações, que são disponibilizadas por estado e que não especificam qual tipo de veículo está envolvido no incidente. No entanto, em balanço feito pela Secretaria da Saúde em 2019 constatou-se que 80% das internações decorrentes de acidentes de trânsito são geradas por motos.
São Paulo até o momento também registra queda. No ano de 2019, ocorreram 74.114 acidentes não fatais entre janeiro e maio, ao passo que no mesmo período de 2020 houveram 61.872. Os acidentes aconteceram em sua maioria nas vias municipais, que chegam a 202.833 contra 37.318 em rodovias, além de 3.475 para não divulgado (esses valores levam em consideração os números de todos os meses de 2019 até o mês de maio de 2020). Os tipos de acidentes registrados pelo DETRAN/SP são: colisão, atropelamento, choque e outros tipos de acidente. São 83.062 registros por colisão, 15.009 por atropelamento, 14.982 por choque e 29.279 para outros.
Há muitos motivos que podem levar o motociclista a cair, geralmente esses motivos estão ligados a imprudência ou inexperiência: excesso de velocidade; desrespeito ao sinal vermelho; falta de sinalização nas manobras; ultrapassagens irregulares; condução sob efeito de substâncias; falta de atenção nas curvas; frenagens incorretas e manutenção inadequada do veículo.
Há ainda os acidentes que não são culpa do motociclista como carros entrando na via, que estão saindo de um posto de gasolina ou garagem; carros que atravessam na frente da moto em um cruzamento com a intenção de virar à esquerda; carros andando na contramão; carros que mudam de direção bruscamente; entre alguns outros motivos. Há tantas causas de acidentes que partem tanto do condutor quanto daquilo que o rodeia, que é válido dizer que há formas de evitar essas quedas ou acidentes de forma simples seguindo dicas da direção defensiva.
Saiba usar os freios. Parece bobo, mas muitos motociclistas – principalmente os iniciantes – não sabem que os freios dianteiros são responsáveis por 70% da capacidade de frenagem da moto, o correto é usar os dois em conjunto, não apenas o traseiro. Combinando os freios dianteiro e traseiro é possível frear até a parada total na metade do espaço em que levaria para frear só com os freios traseiros.
Evite o ponto cego. Essa dica é fundamental porque veículos como carro, caminhão e ônibus tem a lataria que impede o motorista de enxergar os arredores dele com perfeição. Nesse caso o ideal é evitar circular pelos corredores ou se posicionar nessas áreas em que o ele não consegue vê-lo. Uma dica valiosa é reparar se é possível ver o rosto do condutor, seja pelo retrovisor dele ou diretamente, lembre-se: se você não consegue vê-lo, ele também não consegue ver você.
Cuidado com asfalto escorregadio. Em piso escorregadio comumente ocorre a derrapagem e nesses casos a queda é quase certa, sendo assim preste atenção se o solo está com areia, terra, se está com óleo ou se está molhada de um dia de chuva. Se for o caso evite freadas bruscas ou curvas em alta velocidade.
Cuidado com veículos grandes. Motos de todas as cilindradas circulam lado a lado com caminhões, carros, ônibus e carretas em estradas e vias expressas Brasil afora. Esses veículos, quando em alta velocidade, causam deslocamento de ar que pode desequilibrar motociclistas e até mesmo arremessar motos pequenas a alguns metros na direção da contramão ou acostamento. Mantenha a distância segura de veículos em alta velocidade e redobre a atenção.
Pilotar moto é uma arte, mas cair não precisa fazer parte. É possível evitar colisões, acidentes e quedas pilotando de forma responsável e prudente. Procure manter a revisão e a manutenção da sua moto em dia para evitar imprevistos e não tornar a situação mais difícil do que já seria normalmente. Respeitar as leis de trânsito é fundamental para evitar situações indesejadas.
Compartilhe