Saiba como escolher o capacete ideal para você
O modelo deve atender à sua necessidade e tipo de uso da motocicleta
Durante uma pilotagem, é importante sempre manter o cuidado, seja no seu jeito de se comportar no trânsito até os equipamentos que você usa.
Jaquetas resistentes e corta-ventos, sapatos fechados, calças até o tornozelo e luvas podem ser itens muito importantes, mas o capacete é, sem dúvidas, o principal.
No mercado, há diversos tipos de capacete que se adaptam melhor para a necessidade de cada piloto.
Os tipos de capacete
Os modelos de capacete podem variar em formato e material, como plástico ou kevlar (uma fibra resistente). Assim, listamos alguns dos tipos mais conhecidos. São eles:
Capacete aberto
Também conhecido como ‘Jet’, nome dado por conta de sua semelhança aos capacetes de pilotos de caça, eles são leves e confortáveis e costumam proteger a testa, as têmporas e o pescoço.
Além disso, ele conta com excelente ventilação e é ótimo para o uso diário. Porém, a falta de queixeira pode colocar em risco sua mandíbula.
Capacete fechado
É o modelo conhecido como capacete integral, que protege o rosto inteiro. É o mais comum e mais encontrado no mercado, além de ter opções mais acessíveis.
Fornece total segurança para o piloto e também para o passageiro.
Capacete misto
Este modelo é a mistura dos dois acima e consiste num capacete aberto com a parte do queixo removível. O capacete misto pode ser um pouco difícil de se achar.
Capacete escamoteável
Este tipo de capacete, também conhecido como modular, conta com um mecanismo que permite levantar a parte frontal do capacete.
O modelo permite dar acesso à face do motorista sem precisar tirá-lo e pode ser encontrado facilmente no mercado. É muito utilizado por motoboys e também por policiais, porém não se pode conduzir com ele aberto.
Capacete cross
Este tipo é uma versão do capacete fechado ideal para quem utiliza motocicletas off road ou faz motocross/rally.
Seu design é esportivo e conta com maiores entradas de ar, pala para proteção do sol e não conta com viseira.
Capacete vintage
Por fim, temos o modelo vintage, que podem ser fechados ou abertos, contar ou não com pala e viseira e também podem ter viseira tipo bolha. Normalmente, são usados em longas viagens e por amantes de motocicletas vintage.
Como escolher o capacete ideal?
Um dos primeiros aspectos a se levar em conta na hora de comprar um capacete é a frequência em que ele será utilizado; se o capacete será utilizado no dia a dia, é preferível consultar o custo benefício e durabilidade do item.
Além disso, consulte sempre se o capacete possui certificado Inmetro e se a viseira tem 2 milímetros de espessura, para garantir a segurança do piloto. O tamanho do capacete também deve ser justo à cabeça do piloto, para evitar que fique balançando.
Por fim, os capacetes também contam com opcionais de acordo com os gostos e necessidades do piloto, como viseira solar, ventilação e fecho da cinta maior ou menor. Procure sempre o que te agradar mais.
Também fique atento à idade do capacete: os capacetes duram de 3 a 5 anos, mesmo que não haja um ‘prazo de validade’. Em caso de rachaduras no casco, o ideal é trocar para garantir sua segurança ao pilotar.
Compartilhe