READING

Fique por dentro das regras para acoplar o sidecar...

Fique por dentro das regras para acoplar o sidecar na sua moto

Descubra a história e as regras do sidecar

A história do sidecar começou por volta de 1883, quando apareceu pela primeira vez com o objetivo de acomodar mais uma pessoa em uma bicicleta. O produto foi patenteado em 1903 e passou a ser muito usado pela polícia por conta do baixo preço comparado a outros veículos. Conforme as bicicletas foram evoluindo para as motocicletas divulgou ainda mais o uso desse veículo.

Porém, o momento pós guerra proporcionou carros mais acessíveis no mercado e a garupa nas motocicletas foi modernizada e melhorada. Com isso, o sidecar se direcionou para um público mais específico e deixou de ser tão popular.

O sidecar pode ser usado atualmente?

Sim! O sidecar ainda é utilizado e pode ser conectado às motocicletas, desde que o fabricante do sidecar seja cadastrado no Denatran e possua Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito (CAT). 

A partir disso, uma inspeção (Inspeção de Segurança Veicular), pelo Inmetro, é realizada para checar se a moto está em condições para a instalação. Se for aprovada, um novo documento é 

Algumas regras referentes ao uso do sidecar

Confira algumas normas para quem deseja acoplar o sidecar em sua motocicleta:

  • Pelas regras do Inmetro e do Contran, o sidecar só pode ser adaptado a motocicletas a partir de 125CC. 
  • A partir de 2008 o sidecar passou a ser considerado uma “carroceria” para motocicleta.
  • A nota fiscal do Sidecar deve estar no mesmo nome em que está a documentação da moto.
  • O transporte de crianças em Sidecar só pode ser efetuado com crianças a partir de 7(sete) anos e que tenham condições de cuidar da sua própria segurança, usando capacete e cinto de segurança. 
  • Animais podem ser transportados no sidecar, se forem bem treinados e estiverem com equipamento de segurança adequado.

Modelos de sidecar

  • Sidecar térmico, para vendas de alimentos.
  • Sidecar gás, para transportar esse produto.
  • Sidecar que é feito especificamente para acomodar itens pequenos e médios. Esse modelo tem muitas variações, podem ser abertos, fechados e de tamanhos distintos.
  • Sidecar pet shop, para transportar animais com segurança.

Além desses tipos específicos, existem vários outros modelos a venda de vários tamanhos com diversas finalidades, como transportar cargas, bicicletas, etc.


INSTAGRAM
SAIBA MAIS SOBRE