Rally dos Sertões: conheça a competição nacional que ganhou destaque em 2022

 Rally dos Sertões: conheça a competição nacional que ganhou destaque em 2022

Evento off road foi o primeiro a ter transmissões ao vivo das pistas especiais

Moto GP, Moto E, Enduro – estas são algumas das muitas categorias de esportes de duas rodas que acumulam muitos fãs ao redor do mundo e ao longo dos anos. Porém, se existem fãs que curtem corridas no asfalto, há também os que preferem uma coisa mais radical e menos “limpa”.

Neste meio, se destaca uma grande categoria: o Rally. A competição tomou conta do mundo na década de 1960 e até hoje faz muito sucesso, principalmente aqui no Brasil. Nas cidades do interior do país, há uma subcategoria do esporte que vem fazendo muito sucesso ultimamente, além de ajudar com ações socioambientais: o Rally dos Sertões.

A popularização do esporte

O Rally tem como base a prática de corrida com veículos convencionais, como carros, picapes, motos e caminhões modificados em ruas e vias. Sua diferença entre as outras competições é porque o rali não acontece em autódromos.

A modalidade pode ser diferenciada em diversos tipos: o de etapas (de velocidade) e o de regularidade. No primeiro se caracterizam as competições profissionais, com competições em trechos de estradas no menor tempo.

Piloto andando com moto no meio da terra

O Rally de etapas pode ser feito tanto em asfalto, floresta, neve e gelo quanto na areia do deserto. Nestes cenários, o desempenho do veículo é avaliado.

Já o de regularidade é considerado o “original”. Nele, a velocidade não importa, pois são avaliados a administração do tempo e de navegação. Em ambas as modalidades, há dois pilotos no veículo – e apenas um no caso das motos.

O esporte no Brasil

Apesar do Campeonato Mundial de Rally (WRC) ser uma competição geral, cada país possui seus eventos nacionais. Assim, enquanto nos EUA o X Games é o mais famoso, no Brasil temos como principal o Campeonato Brasileiro de Rally (CBR).

Neste ano, a competição conta com 6 etapas – onde 5 delas já aconteceram e a próxima está marcada para o dia 4 de dezembro. Além da principal categoria nacional, o Rally dos Sertões também faz muito sucesso no automobilismo nacional.

A história do Rally dos Sertões

Piloto passando por poça durante circuito de Rally

Diferente do que muitos acreditam, o Rally dos Sertões não é nada recente e o ano de 2022 marca a sua trigésima edição. A competição foi baseada no Rally São Francisco, que teve apenas uma edição, em 1991, entre Ribeirão Preto (SP) e Maceió (AL).

Sua primeira edição oficial foi no ano de 1993, com largada em Campos do Jordão (SP) e chegada nas praias do Rio Grande do Norte, reunindo 34 motocicletas em todos os 3.500 km.

O sucesso foi grande e, na competição do ano seguinte, 44 pilotos foram inscritos e a extensão foi maior, percorrendo 4.500 km entre o rio São Francisco e o Rio Grande do Norte.

De 1995 a 1997, estrelas do motociclismo mundial e grandes marcas potencializavam a competição e ajudavam no seu crescimento, como o vencedor do Dakar Edi Orioli e a Dunas Race, grande patrocinadora e organizadora.

A competição só crescia e ao longo do início dos anos 2000, grandes montadoras como Suzuki, Subaru, Kia, Land Rover e Mitsubishi começaram a patrocinar os eventos.

O Rally dos Sertões já passou por diversas localidades, tendo suas principais etapas no interior do estado de São Paulo, Goiânia e estados do nordeste, principalmente os com a presença de dunas de areia.

A popularidade da competição só aumentava: em 2004, a Federação Internacional do Motociclismo (FIM) veio da Europa para participar do evento. Com 30 duplas inscritas, o campeonato juntou mais de 30 mil espectadores.

Já em 2007, nos 15 anos de Sertões, a prova com mais de 5 mil quilômetros se consagrou a segunda maior competição off-road do mundo, contando com 253 inscritos e 40 competidores estrangeiros divididos entre 14 países.

Esta edição também foi marcada pela primeira vez em que uma competição de rally foi transmitida ao vivo nas pistas especiais, além de ter sido o maior grid das UTVs da história.

Compartilhe

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.