Qualquer detalhe importa: 5 peças para prestar atenção nas motos usadas

 Qualquer detalhe importa: 5 peças para prestar atenção nas motos usadas

Alguns podem ser perceptíveis a olho nu, outros precisam de uma análise maior e, até, de uma voltinha do quarteirão.

Motos são um sinônimo de facilidade e, muitas vezes, alívio para o bolso. Porém, os preços das motocicletas 0km podem transformar as usadas numa opção mais viável. Mas, em contrapartida, motocicletas com mais tempo de vida útil tendem a ter peças mais desgastadas que podem, por muitas vezes, passar despercebidas pelo condutor.

Por isso, separamos cinco destes pequenos (porém importantes) componentes nos quais você deve observar antes de pegar uma seminova para rodar por aí. Confira!

Por que ter atenção na hora de comprar?

A segurança do piloto e a de terceiros é o primeiro ponto colocado em jogo quando há algo de errado na moto. Sendo assim, a importância em fazer uma vistoria na moto antes de comprá-la é de extrema valia e, claro,

A segurança do piloto e a de terceiros é o primeiro ponto colocado em jogo quando há algo de errado na moto. Sendo assim, a importância em fazer uma vistoria na moto antes de comprá-la é de extrema valia e, claro, passadas no mecânico para revisões periódicas.

Filtros

Filtro de óleo de moto

Apesar de ter uma manutenção barata, nem sempre os condutores costumam trocar os filtros de suas motocicletas no período correto: entre 10 mil e 15 mil km rodados, podendo variar de acordo com o manual do proprietário ou da peça trocada.

Ao não realizar a troca do filtro de combustível, de óleo ou de ar, o rendimento da moto e do motor irão diminuir drasticamente, além de permitir que impurezas entrem nestes componentes e danifiquem o sistema de injeção, por exemplo.

Assim, se o antigo dono não mantinha esses cuidados em dia, na hora que você assumir o guidão, a performance de seu propulsor já estará comprometida – e o motor pode até vir a parar de funcionar, em casos extremos. 

Óleo do motor

Um dos principais, senão o principal a se ficar de olho: o óleo do motor. 

A lubrificação do motor deve sempre estar em dia, pois os componentes da motocicleta (principalmente da embreagem) dependem do óleo para funcionar corretamente, além de evitar atritos entre as peças.

Se esta estiver incorreta ou não estiver em dia, os resíduos e sujeiras também podem danificar o motor.

Fluido de freio

Estes têm grande papel na segurança de quem pilota uma motocicleta. Assim, se você está em busca de uma moto usada, faça questão de vê-la pessoalmente e checá-los, assim como o nível do fluido de freio.

Por exemplo, quando este nível não está correto, é comum que bolhas de ar comecem a se formar e impeça a chegada do fluido às pastilhas corretamente, aumentando a chance de acidentes.

Relação 

Corrente de moto

A relação da moto pode ser um dos mais fáceis a se observar, pois componentes como o pinhão e a coroa podem ter seus desgastes bastante visíveis, apresentando a necessidade de troca.

O problema está na corrente, da qual alguns proprietários podem arrancar os elos para diminuir a folga, podendo quebrar o componente (e se em movimento, provocar a queda do piloto). Por isso, observe bem este item.

Fluido do garfo de suspensão

Sua principal função é de lubrificar o sistema de suspensão da moto, ajudando os amortecedores a absorverem os choques corretamente. 

Assim, este problema pode ser verificado ao pilotar a moto. Neste caso, vale dar uma voltinha no quarteirão para se certificar de que nada está faltando ou fora do lugar.

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