Por que o seguro de motos vem aumentando nos últimos anos?
O seguro garante a tranquilidade do condutor, mas preço pode ficar salgado demais de acordo com alguns fatores
Quando compramos uma motocicleta, estamos sempre pensando à frente quando falamos da segurança deste bem valioso.
Afinal, imprevistos podem acontecer – acidentes, roubo, furto, batidas, componentes quebrados e outras situações adversas – quando menos esperamos e estes podem atrapalhar sua rotina, além de ter impacto em seu bolso.
É aí que entram os seguros, que garantem a cobertura destas e outras condições específicas. Porém, nos últimos anos, o valor dos seguros vem crescendo mais e mais e, muitas vezes, se tornando inviável para alguns condutores.
Nesta matéria, explicamos o porquê desse aumento nos preços e a importância de investir em um seguro. Saiba mais sobre:
Porque contratar um seguro para minha moto?
Além de proteger sua motocicleta, quando você contrata um seguro, você também pode estar protegendo sua segurança e a dos demais.
As seguradoras contam com diversos seguros e diversas coberturas, seja para seu veículo quanto para terceiros.
Em casos de acidentes, por exemplo, a seguradora pode até cobrir os custos do terceiro e você não se preocupará com este gasto a mais.
Assim, mesmo que caro, um seguro em sua motocicleta ajuda a garantir que qualquer imprevisto que aconteça com sua moto, em qualquer localização e horário, você terá uma ajuda garantida.
Seguro com preço alto: ainda compensa?
Muitas das pessoas que possuem uma motocicleta hoje têm como seu principal motivo de aquisição o alto preço dos carros.
Diversos fatores serviram como motivo para comprar uma moto e/ou trocar seu veículo de quatro rodas por um de duas; entre os principais, podemos citar a relação entre o preço do combustível e o consumo do veículo e os valores de manutenção.
Assim, com um seguro caro demais, muitos acabam pensando que não compensa o valor. Porém, é sempre bom lembrar que sua segurança é mais importante e, caso caiba no bolso, um seguro é sempre a melhor opção.
Isso porque, em casos de roubo/furto por exemplo, com um seguro você receberá um valor caso a moto não seja encontrada; já sem o seguro, o prejuízo será inteiramente seu.
Porém, ainda falando de preços, você deve se perguntar: o que faz um seguro ser caro ou barato?
O que caracteriza o preço de um seguro?
Um dos primeiros pontos que caracterizam o preço de um seguro é que nem todas as seguradoras têm esse serviço para motocicletas. Assim, concorrência menor e preços maiores.
Outro fator é que o preço da moto não entra como influência, mas sim seu tamanho: motos de menor cilindrada costumam ter condutores com um estereótipo para as seguradoras, tendo um perfil mais jovem e mais ‘imprudente’; assim, o preço sobe.
Sabemos que nem sempre este perfil é verdadeiro e outros fatores podem entrar neste lugar, como a cilindrada da moto. Motos com cilindradas entre 150 e 160 costumam ser as mais roubadas e o seguro, consequentemente, mais caro por isso.
Porém, as motos mais caras também podem prejudicar no preço quando falamos de peças mais difíceis de encontrar ou consertar; motos importadas, por exemplo, costumam ter seguros mais caros.
Assim, na hora de comprar uma motocicleta, também é importante levar alguns dos fatores acima em conta para não levar um susto na hora de contratar um seguro.
Compartilhe