Motos custom: quais os diferentes estilos de customização que estão no mercado?
Motocicletas customizadas existem há cerca de cem anos no mercado. Você conhece todas?
A ideia de poder customizar a moto – seja na pintura ou em diferentes acessórios – vem se tornando uma sensação entre os amantes e colecionadores de motocicletas.
Mas esse ato de caracterizar de um jeito único e que reflita seu estilo e personalidade não é recente e as motos customizadas (ou apenas custom) já existem há cerca de um século.
Porém, depois de um tempo fora dos holofotes, a prática de customização voltou à tona e, na última década, se instalou como popular novamente.
As motocicletas custom
Foi lá na década de 1920 que a customização de motocicletas, como pinturas diferentes e colagem de adesivos, surgiu. Porém, foi apenas 30 anos depois, em 1950 e 1960 que as ‘verdadeiras custom’ nasceram.
Para que uma motocicleta seja considerada custom, ela precisa ter esta versão modificada e/ou personalizada criada do zero.
Antes, quando falávamos de motos custom, este nome era associado às clássicas motos da Harley-Davidson, por exemplo. Porém, com o amplo mercado de personalizações, hoje temos diferentes tipos e marcas de motos customizadas.
Abaixo, falamos um pouco sobre cada tipo.
Diferentes tipos de customização
As oficinas de customização tem como sua maior inspiração as motocicletas clássicas. Assim, o mercado, ao mesmo tempo que se atualiza, retorna às suas raízes vintage. Algumas delas são:
Customização Cafe Racer
Esse estilo de modificação se baseia nas motos inglesas dos anos 1950 e 1960 utilizadas para disputar rachas nas ruas de Londres.
Estas motos contavam com um design especial de guidão baixo, banco único e pedaleiras recuadas.
Customização Chopper
Estas podem ser reconhecidas de longe por contarem com uma característica muito específica – seu garfo dianteiro é alongado e seu ângulo de cáster também é aumentado.
Além disso, seu guidão é consequentemente alto e este tipo de moto faz muito sucesso desde os anos 60 até os dias de hoje.
Customização Bobber
Este tipo de modificação nasceu nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial.
Na época, os soldados que voltavam da batalha procuravam modelos mais leves de motocicletas e arrancavam sua carenagem e outras peças mais ‘supérfluas’. Além disso, as rodas dianteiras e traseiras eram do mesmo diâmetro.
Customização Scrambler
Este estilo é um pouco diferente dos já citados acima pois a estilização traz um caráter mais off road para a motocicleta, mas ainda assim com detalhes vintage.
Estas costumam contar com motor bicilíndrico, pneus com cravos, bancos mais altos, guidão elevado, escapamento na lateral e suspensão de maior curso.
Hoje em dia, é comum que motos naked sejam customizadas em motos scrambler.
Customização Tracker
Este tipo de é semelhante às motos scrambler, porém são mais comuns em circuitos esportivos e ovais de terra batida.
Para que estas se tornem motos competitivas, alguns detalhes como os guidões mais relaxados, suspensão traseira à gás e pneus biscoito são diferenciais.
Customização Rat Bike
Estas motos são um pouco mais raras, mas são semelhantes aos ‘carros ratos’. Sua estilização conta com tanques e peças enferrujadas combinadas com toques de cromado em alguns componentes.
Customização Brat Style
O estilo Brat parte das motos japonesas dos anos 70 e contam com estilos específicos, combinando linhas retas e uma finalização com aspecto de limpo, novo e urbano.
Suas principais características são assentos baixos e retos, lanternas pequenas e para-lamas curtíssimos.
Customização Bagger
As motos bagger também surgiram nos Estados Unidos e são bastante características, contando com laterais mais rígidas e pinturas chamativas.
Além disso, suas rodas dianteiras são maiores (como aro 19 e 21) e cromadas e/ou reluzentes.
Customização Streetfighter
Por fim, este tipo de customização é mais recente e surgiu nos anos 90 em solo Europeu.
Essa customização se trata da remoção de peças de motos japonesas melhorando sua ergonomia, como nas motos naked.
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