Honda alcança marco histórico de produção com linha de motos CG no Brasil

 Honda alcança marco histórico de produção com linha de motos CG no Brasil

Montadora japonesa chega ao marco de 14 milhões de modelos produzidos da linha que foi a primeira produzida em solo nacional

A chegada das motocicletas ao Brasil foi caracterizada por um processo um pouco demorado, quando comparado com seus países de origem, por exemplo.

Enquanto na Europa, os primeiros protótipos de motocicletas já eram criados por volta do século 19, o Brasil viria a receber a tecnologia e praticidade das duas rodas apenas no século 20.

Esse período fica um pouco maior quando falamos da chegada da Honda no Brasil e sua primeira moto produzida até os dias de hoje, quando a marca de 14 milhões de motos produzidas em solo nacional é alcançada. 

Nesta matéria, contamos um pouco sobre essa trajetória das motocicletas Honda no Brasil. Confira!

A Honda e sua história no Brasil

Os anos 70 foram marcados pela chegada da Honda no Brasil, em 1971, com a instalação da sua primeira importadora no bairro da Pompéia, em São Paulo, recebendo as motos diretamente da fábrica japonesa.

Modelos como a CB 750 Four, 500 Four, CB 350, CB 125, ST 70 E CB50 foram os primeiros comercializados nacionalmente e faziam muito sucesso, principalmente por conta do amplo mercado de reposição da montadora.

(HONDA CB 750 FOUR)

Entre 1971 e 1975 as vendas alavancaram bastante e até o próprio fundador da Honda visitou a loja brasileira. Porém, após quatro anos, a legislação estava mudando no Brasil e nenhum veículo poderia ser importado.

A solução? Implementar uma fábrica própria da montadora em Manaus (AM), deixando de lado a sede em São Paulo.

No ano seguinte, 1976, é inaugurada a grande fábrica da marca, onde as exportações eram feitas via rio e caminhão e as peças produzidas internamente – um grande desafio que resultou em bastante sucesso.

E neste mesmo período era fabricada a primeira motocicleta nacional da Honda, inspirada nas antigas CB 125: a famosa linha CG.

A linha CG e o protagonismo no mercado

De primeira motocicleta fabricada no Brasil à mais conhecida – em âmbito nacional –  da marca, a CG conta com um grande legado nos últimos 46 anos.

São 4 modelos principais, desde sua primeira fabricação até as mais atuais; entre eles, podemos citar a CG Cargo, a CG Fan, a CG Start e a CG Titan, cada uma com sua tecnologia, segurança, design e potência específicas.

 (HONDA CB TITAN 150)

E são os dois últimos aspectos alguns dos principais motivos da paixão dos brasileiros pela linha CG: elas são a combinação perfeita do visual aventureiro com a potência ideal para qualquer ocasião, hora e lugar.

Outro aspecto que movimentou muito o mercado da Honda é o custo benefício, pois suas motocicletas entregam potência por um preço muitas vezes mais acessível do que o de outras montadoras.

Assim, a Honda foi conquistando o mercado brasileiro de motocicletas e manteve grandes produções, diversas vezes alcançando 1 milhão de unidades anualmente (cerca de 3 mil motos produzidas por dia!).

Em 2022, a Honda comemorou o marco de 14 milhões de motocicletas dos modelos CG produzidas em Manaus – o que não é surpresa, já que a linha CG está sempre no topo do ranking das mais vendidas no país.

Compartilhe

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.