Fim de uma era: Suzuki deixará competições ao final de 2022

 Fim de uma era: Suzuki deixará competições ao final de 2022

Empresa japonesa encerra contrato com competições que duraria até o ano de 2026

Os entusiastas das competições de motocicleta ficaram extremamente tristes com a notícia de que a Suzuki irá finalizar seu legado em dois grandes campeonatos no final do ano de 2022: a MotoGp e o EWC.

Um dos nomes clássicos do mercado de motocicletas e também das competições, nas quais teve uma história marcante ao longo das décadas, está em busca de um rebranding antes de voltar a competir. Confira abaixo o por quê:

A história da Suzuki

Proveniente de uma pequena vila litorânea japonesa, a Suzuki surgiu como um pequeno negócio familiar de tecelagem por volta de 1909. Seu dono, Michio Suzuki, tinha interesse na fabricação de carros e motos e, em 1955, lançou o primeiro automóvel da marca, o Suzulight. Porém, os protótipos de motocicletas já estavam em andamento.

A produção em massa de pequenos carros foi interrompida pela Segunda Guerra Mundial e, consequentemente, o negócio percorreu para o lado das motocicletas.

Logo da Suzuki

Na década de 1970, a montadora começou a ganhar maior sucesso com a estreia do Suzuki Jimny e, ao mesmo tempo, sua produção de motocicletas já crescia bastante.

Em 1974, a montadora decidiu dar um grande passo e se inseriu no mundo das competições de duas rodas, estreando na categoria de 500 cc com o modelo RG500 pilotado por Barry Sheene e Jack Findlay.

Dois anos depois, Barry Sheene ganhou o campeonato com 5 vitórias na MotoGP. No ano seguinte o piloto repetiu o feito, mas desta vez com 6 vitórias.

As motocicletas de competição

Os anos 1980 também foram de ouro para a japonesa no MotoGP e no Campeonato Mundial de Endurance (EWC). Os dois primeiros anos foram de pódio, mas agora pelos pilotos Marco Lucchinelli e Franco Uncini, respectivamente.

Porém, não durou muito. A Suzuki voltou a vencer apenas dez anos depois, em 1993, com Kevin Schwantz. Mas também foi apenas momentâneo, retornando a vencer apenas nos anos 2000 com Roberts Jr., sendo o título mais recente da Suzuki. Enquanto isso, a Honda construiu seu império de vitórias e títulos.

Piloto durante corrida

Já no EWC, a Suzuki colecionou mais vitórias, mas a competição com grandes nomes como Honda e Kawasaki ainda era acirrada. Neste campeonato, os anos de 1983, 1987, 1988, 1997, 1999 e 2000 foram marcados por vitórias da Suzuki com diferentes pilotos.

A partir dos anos 2000, a japonesa somou um grande número de vitórias em campeonatos:

  • 2003
  • 2005
  • 2008
  • 2010
  • 2013
  • 2015
  • 2016
  • e em 2019-20

A saída da Suzuki e o futuro dos campeonatos

Mas, por que deixar duas das maiores competições mundiais de motocicletas, principalmente em um período em que o público está crescendo cada vez mais?

Piloto em competição

A decisão de finalizar o contrato (que teria duração até o ano de 2026) partiu de um acordo mútuo entre a Suzuki e sua patrocinadora Dorna, por quesitos de sustentabilidade. A marca procura novas iniciativas mais sustentáveis e, para isso, as participações no EWC e no MotoGP foram encerradas.

Assim, novas operações nos ramos da tecnologia de desenvolvimento de motocicletas serão desenvolvidas neste meio tempo. Por enquanto, não há previsão de retorno da Suzuki para ambas as competições.

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